São Paulo, quinta-feira, 07 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ILHA DO ENCANTO
A capital abriga uma das mais antigas igrejas das Américas, a San José, construída no século 16

Clima colonial emoldura San Juan

DO ENVIADO ESPECIAL A PORTO RICO

Descoberta por Cristóvão Colombo em 1493 na sua segunda viagem às Américas, e colonizada por Ponce de León em 1508, a ilha de Porto Rico pertenceu à Espanha até a guerra hispano-americana, no final do século 19.
Em 1898, os EUA invadiram a ilha, que, com a derrota espanhola, foi cedida aos norte-americanos, com Cuba e as Filipinas. Mais tarde, Porto Rico, de certa forma, acabou tendo um destino oposto ao de Cuba, ilha vizinha com a qual sempre teve laços mais profundos.
Em San Juan, a capital, cuja área metropolitana é lar de mais da metade dos quatro milhões de habitantes da ilha, convivem lado a lado a modernidade de bairros residenciais e comerciais e a cidade velha, com suas muralhas, casario colonial e charmosas ruas e praças históricas.
San Juan é a segunda mais antiga colônia europeia estabelecida no novo mundo, e seu antigo centro colonial fortificado é hoje considerado um dos mais bem-preservados das Américas.
Aqui é possível conhecer duas grandes fortalezas e grande parte da espessa muralha original. Uma delas, a fortaleza de San Cristóbal, é considerada a maior do novo mundo. Para a diversão dos turistas, o forte é tomado por uma grande população de iguanas.

El Morro
Enquanto a fortaleza de San Cristóbal serviu por muito tempo como defesa contra investidas por terra pelos inimigos holandeses e ingleses que vinham do leste, a cidadela de El Morro, na entrada da baía de San Juan, servia como defesa para ataques marítimos contra seu cobiçado porto.
Ambos os fortes e suas muralhas atualmente fazem parte do Sìtio Histórico Nacional de San Juan. A velha San Juan, no entanto, vai além de seus monumentos militares, com suas ruas estreitas, casas coloridas e igrejas históricas.
Na catedral de San Juan, por exemplo, em frente à fotogênica plaza de la Catedral, estão os restos mortais do colonizador Ponce de León.
A igreja San José, por sua vez, foi uma das primeiras a ser construída nas Américas; no século 16.
Em total contraste com o antigo centro histórico e a poucos minutos dali, fica o bairro de Condado, onde está boa parte dos principais hotéis da cidade, e o bairro Ocean Park, área residencial onde vive a parte mais rica da população, ambos na orla da capital.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Pacotes para Porto Rico
Próximo Texto: Internacional: Bollywood transforma bairro da Índia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.