São Paulo, segunda-feira, 07 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jardim preserva ervas medicinais de índios nativos

DA ENVIADA ESPECIAL

O nome já indica como o visitante será recebido no jardim Den Paradera (Seru Grandi 105A), que significa "lugar onde você se sente em casa". Um tour guiado pela proprietária, Dinah Veeris, é uma viagem pela cultura dos índios nativos da ilha de Curaçao.
Conhecida em toda a ilha como curandeira, Dinah conta histórias durante o passeio pelo jardim, que tem mais de 300 espécies de plantas, e explica os efeitos medicinais delas e como eram usadas pelos índios e depois pelos negros.
Em 1981, começou a pesquisar plantas medicinais e a cultivá-las em seu jardim botânico para tentar preservar os conhecimentos dos índios. Para isso, entrevistou os descendentes mais velhos dos nativos da ilha.
Depois, estudou na California School for Herbal Studies e, em 1991, passou a plantar em sua propriedade exemplares que teriam efeitos medicinais.
Também viajou às vizinhas Aruba e Bonaire para amealhar espécies que não existiam mais em Curaçao. Sua dedicação ao estudo e à preservação das tradições dos nativos da ilha lhe rendeu uma condecoração da família real holandesa.
Na loja do jardim, é possível comprar medicamentos naturais com a marca registrada Dinah Veeris. Há indicações para problemas cardíacos, circulatórios, respiratórios, nervosos, de digestão, entre outros, além de sabonetes e óleos de banho e massagem. Tudo é fabricado ali mesmo, sob a supervisão de Dinah. (NMS)



Texto Anterior: Caribe com C: 40 nacionalidades dão tempero a pratos
Próximo Texto: Licor é fruto de experiência frustrada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.