São Paulo, quinta-feira, 07 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turistas gostam de pegar no pé de Harvard

DO ENVIADO ESPECIAL

Tanto banho cultural em Boston serve de introdução para ir a Cambridge, do lado de lá do rio Charles, local de duas das mais reconhecidas instituições de ensino: a Universidade Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Harvard respira tradição. Fundada em 1636 por John Harvard, é considerada a universidade mais antiga dos EUA. A entrada principal se localiza na Massachusetts Avenue. Nela ficam os alojamentos estudantis, ao lado da residência do reitor.
Avançando pela mesma avenida, junto ao rio Charles, chega-se ao MIT. O edifício maciço contrasta com o estilo colonial das construções da universidade.
Em frente a um dos prédios de Harvard está a estátua do patrono da instituição, um dos pontos mais fotografados, tanto por estudantes de beca quanto por turistas. Diz a lenda que quem passar a mão sobre o sapato de John Harvard irá conquistar sorte e sabedoria. Por via das dúvidas, não deixe de fazê-lo.
Mas não adianta nada roçar os templos da sabedoria sem ao menos um verniz cultural. Na Harvard Square há livrarias magníficas, que não ficam nada a dever às melhores megalojas de Boston. Ao lado podem-se comprar canetas, camisas, agasalhos, chaveiros, pastas e canecas em profusão.
Dá para fazer programas no mínimo curiosos. Que tal, por exemplo, jogar xadrez com um ex-aluno de Harvard pagando US$ 2 por partida? (ALF)


Texto Anterior: Descoberta de Boston flui pelo rio Charles
Próximo Texto: Velha Nova Inglaterra: "Dar banana" em Cape Cod é acolhedor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.