São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

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internacional

Três rotas de ônibus levam turistas em tours por Havana

CIRCULAR - Transporte público de má qualidade faz com que cubanos usem o passeio turístico como linha normal

DA ASSOCIATED PRESS

Ônibus de dois andares começaram a percorrer as ruas de Havana em tours inspirados nos de Londres e da Cidade do México. Mas, em vez de Piccadilly Circus, o passeio leva turistas por prédios em ruínas congelados nos anos 1950 e painéis com imagens de Fidel Castro e de Ernesto Che Guevara na praça da Revolução.
Numa ilha com transporte público lamentável, a frota de ônibus turísticos -que começaram a circular em maio- tem apenas 12 carros - três deles de dois andares. Mesmo assim, moradores de Havana passaram a tomar o ônibus para ir de um lugar ao outro, já que os tours oferecem algumas das poucas linhas diretas do centro até as praias a leste da capital.
Os ônibus de turismo (www.transtur.cu) cobrem 150 km ao longo de três rotas. Uma sai da praça da Revolução e vai para o distrito histórico, parando no La Floridita e no Capitólio, uma versão levemente mais alta que o Capitólio de Washington. Outra rota vai para o bulevar Malecón, e a terceira sai do parque central e termina na praia de Santa Maria, a leste de Havana.
Gretel Gomez, diretora comercial da estatal que lida com o transporte para turistas, diz que há planos para colocar mais dois ônibus de dois andares nas ruas até o fim do ano. Ela afirma que os ônibus de dois andares foram propostos em 2002, mas os planos foram adiados porque o transporte público era tão ruim que ônibus turísticos poderiam insultar os cubanos. "Precisamos esperar até que o transporte público melhorou."
O bilhete para o tour custa cerca de 5 pesos conversíveis (R$ 7,85) e permite que os viajantes desçam e subam em 44 pontos. Ainda assim, quase todos em Cuba trabalham para o governo, e o salário médio é de US$ 19,5 (R$ 30,7) por mês, o que significa que a viagem é um luxo para muitos.


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