São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Gastronomia entra de vez nos roteiros turísticos nos EUA

COMIDA EM ALTA Estudo mostra que visita a vinhedos e aulas de culinária são passeios apreciados pelos americanos

DA ASSOCIATED PRESS

Cercada de massa e grãos importados, Carol Berger respira profundamente, ergue os braços e fecha os olhos em sinal de apreciação. "Olhe para aquele lindo presunto cru", suspira, apontando para uma embalagem de vidro cheia de carnes. Enquanto isso, outros turistas que estão no tour de degustação entram em uma loja e ficam embasbacados com um grande vaso cheio de trufas pretas.
A expedição pelas lojas especializadas do Chelsea Market, em Manhattan, é apenas uma das paradas culinárias de Berger, moradora da Flórida, em Nova York. Ela não está sozinha. Um novo estudo diz que 27 milhões de americanos incluíram atividades culinárias como parte de suas viagens nos últimos três anos.
"É algo que realmente decolou mais ou menos de cinco anos para cá", diz Cathy Keefe, assessor de imprensa da Associação de Indústria de Viagens da América, que ajudou a pagar o estudo -também bancado pela revista Gourmet e outras organizações.
De acordo com a pesquisa, dos 160 milhões de moradores dos Estados Unidos que viajam a lazer, 1 a cada 6 fez, recentemente, passeios relacionados ao tema, como tours gastronômicos, aulas de culinária e visita a vinhedos, entre outros. Aproximadamente metade desse grupo fez uma viagem ou escolheu um destino em função das atividades relacionadas a comida e vinhos.
Berger planejou sua viagem a Nova York com um grupo de amigos apaixonados por comida que ela chama de "clube do banquete". Ela conta o objetivo da viagem realizada pela turma: "Nós viemos para Nova York para conhecer alguns restaurantes". E acrescenta: "Foi a primeira vez que eu experimentei ouriço-do-mar. Achei fabuloso", anima-se.


Texto Anterior: Primavera: Hotel recebe estação com desconto
Próximo Texto: Mostra indica modo de vida de pessoas comuns no antigo Egito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.