São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

Mostra indica modo de vida de pessoas comuns no antigo Egito

Acervo reúne oferendas achadas em tumba usada por anos como santuário

DA REUTERS

Uma riqueza de mil anos de oferendas a um antigo deus egípcio chacal é o tema de uma exposição aberta na quinta-feira passada no Museu Egípcio do Cairo (www.egyptianmuseum.gov.eg).
Com o nome de "Anubis, Upwawet e outros deuses", a exposição é baseada em oferendas que o arqueólogo britânico Gerald Wainwright encontrou em uma tumba construída entre os anos 1800 e 1900 a.C. perto de Assiut, no sul do país.
A tumba pertenceu originalmente ao príncipe local, mas por mais de mil anos a população a usou como uma espécie de santuário para devoções pessoais. Os devotos colocavam no local placas dedicadas ao deus chacal Upwawet.
"Essas placas contam um pouco da história da região. Muito pode ser interpretado por meio delas. É possível deduzir quais eram os nomes e as profissões das pessoas, que dedicavam suas vidas ao Upwawet", disse um representante do museu.
Cerca de 100 das 400 peças são feitas de terracota ou de argila cozida. Muitas são relativamente brutas, e a maioria é coberta com pinturas de chachais e animais bastante parecidos com cachorros.
"Aprende-se, assim, sobre as pessoas comuns, como elas viviam e os motivos que as levavam à devoção", disse o diretor do museu, Waffa el-Saddik.


Texto Anterior: Internacional: Gastronomia entra de vez nos roteiros turísticos nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.