São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASAS-MUSEU EM SP
Imóvel tombado na av. Paulista é hoje reduto da literatura

Casa das Rosas surpreende com estilo, jardim e poesia

Rodrigo Capote/Folha Imagem
Casa, construída por Ramos de Azevedo para sua filha, guarda em suas dependências surpresas como cofre secreto e porta que passa desapercebida; atualmente, possui programação cultural voltada à literatura, com Franz Kafka em destaque durante abril

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A vizinhança sempre esteve de olho nas rosas que embelezavam os canteiros do jardim no número 37 da av. Paulista, um dos últimos casarões construídos na década de 1930 -e um dos poucos que restaram na região. O imóvel, projetado por Ramos de Azevedo, tem estilo eclético e reúne elementos da Renascença e do estilo Luís 15.
Atualmente, seu nome completo é Casa das Rosas -Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Ela abriga um acervo de 20 mil volumes da biblioteca do poeta Haroldo de Campos (1929-2003), doados por sua família à Secretaria da Cultura do Estado em 2004.
Nessa mansão bem paulistana construída por Ramos de Azevedo, moraram Lucia Ramos de Azevedo e Ernesto Dias de Castro. "Quem vier aqui vai encontrar uma casa que faz parte de São Paulo e foi edificada por um engenheiro que praticamente construiu a cidade. Isso sem falar no valor afetivo que ela carrega, pois foi feita para sua filha", conta Fernanda César, coordenadora cultural. "Podemos acreditar que ele colocou o que havia de melhor na época aqui."
Quem passa pelo patrimônio tombado pelo Condephaat utilizando-o apenas como corredor para a alameda Santos nem imagina algumas surpresas que ele reserva. Atente para o recorte geométrico na parede abaixo da escada principal. Trata-se de um cofre, cuja abertura é feita quando o suporte de toalhas do banheiro ao lado é empurrado para cima. Outro detalhe interessante é a discreta porta que dá rápido acesso à sala de jantar pela cozinha. Fechada, ela passa por apenas uma continuação da parede.
A partir de hoje, às 12h30, até o dia 29, sempre às quintas-feiras, a Casa das Rosas inicia a série "Meio-dia Moviola Especial Kafka", com exibição de registros audiovisuais de espetáculos teatrais inspirados na obra de Franz Kafka (1883-1924). (RAFAEL MOSNA)


Texto Anterior: Fundação é oásis cultural e natural em SP
Próximo Texto: Casa do Bandeirante relembra a sociedade patriarcal do séc. 18
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.