São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rádio Léquios toca só músicas da Província há mais de um ano

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ricardo Nakata, 27 anos, é diretor da web rádio Léquios (www.radiolequios.com.br), a primeira no Brasil a tocar só músicas de Okinawa, inaugurada em março do ano passado. Conta que, desde criança, seu avô tocava shamisen -um tipo de violão japonês- e também cantava; mas só descobriu as diferenças "entre Okinawa e Japão", como ele diz, após uma visita ao país.
Depois encontrou, no site de relacionamentos Orkut, a comunidade "I love Okinawa music" e percebeu o interesse sobre esse tipo de música.
Foi a primeira experiência de Nakata com uma rádio, cujo site foi montado por um amigo, cujo sistema permite visualizar a letra da canção ouvida.
Os artistas mais pedidos são o grupo Begin e a cantora Natsukawa Rimi, entre outras modernas. Mas a maioria das músicas tocadas tem estilo mais tradicional, como as de Hidekatsu. Nakata diz que procura atender os pedidos dos ouvintes quando é possível. É difícil porque, por enquanto, só ele cuida da rádio.
Ele acredita que a maior parte do público seja de nikkeis (japoneses e descendentes). Por mês, há cerca de 4.000 ouvintes, de 62 países, o que considera um total ainda baixo; na ordem, do Brasil, dos EUA, da Argentina e do Peru. (MK)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Brasil/Japão: Imigração foi alvo de restrições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.