São Paulo, quinta-feira, 08 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lançamento revê a viagem de Mário Palmério na Amazônia

DE SÃO PAULO

Acima dos 60 anos de idade, o escritor mineiro Mário Palmério (1916-1996) partiu sozinho para Manaus e construiu um barco no qual viveu navegando por rios e igarapés da região de 1978 a 1986.
O nome do barco, em homenagem ao homem que relatou a viagem seminal ao longo do rio Amazonas por espanhóis liderados por Francisco de Orellana no século 16, inspirou o título do livro "Frei Gaspar de Carvajal Volta aos Rios", de Bernardo de Mendonça.
No lançamento, o jornalista e escritor revê a viagem de Palmério com base em seus diários, ainda inéditos, e declarações a repórteres.
Acompanhando a aventura de Palmério, Mendonça relembra sua atuação como jornalista durante a ditadura militar e a censura que ela impunha aos meios de comunicação e constrói um diálogo literário com outros autores, como Cervantes, Guimarães Rosa e Machado de Assis.
Detalhando uma experiência épica de um dos nossos grandes escritores, o livro consegue envolver o leitor em uma viagem literária e histórica bem brasileira e faz jus à vida intensa de Palmério.

FREI GASPAR DE CARVAJAL VOLTA AOS RIOS
Bernardo de Mendonça
EDITORA GRAPHIA
QUANTO R$ 28 (56 págs.)




Texto Anterior: Planet@ letra: Veja cinco sites com boas dicas para quem vai a Londres
Próximo Texto: Área de Istambul fica sem mesas na rua
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.