São Paulo, quinta-feira, 08 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado da Virgínia entra no mapa do enoturismo dos EUA

O presidente Thomas Jefferson foi pioneiro na tentativa de fazer vinho por lá

DA ASSOCIATED PRESS

O vinicultor Luca Paschina chegou a Barboursville, na Virgínia, há 17 anos com a missão de trazer seu conhecimento para essas terras. O objetivo era produzir vinho a partir de uvas cultivadas na região, tarefa na qual o presidente Thomas Jefferson (1743-1826) havia falhado centenas de anos antes.
Paschina, gerente geral da Barboursville Vineyards, e outros vinhateiros aprenderam o que funciona e o que não funciona ali. E alguns de seus vinhos estão chamando a atenção e até tomando espaço de alguns produtos provientes de regiões mais estabelecidas.
Como resultado, a Virgínia atrai cada vez mais turistas para degustar vinho e provar a culinária local. O Estado, que costuma atrair visitantes com sua história e beleza natural, agora trabalha para fazer crescer o novo nicho, oferecendo as trilhas do vinho da Virgínia.
A vinícola Barboursville está na rota Monticello, batizada com o mesmo nome da famosa propriedade de Thomas Jefferson, onde o terceiro presidente norte-americano tentou plantar uvas européias e fracassou no esforço de produzir vinho.
Segundo Paschina, a popularidade dos programas de TV sobre comida gerou um aumento no interesse por turismo gastronômico. Ele afirma que vê cada vez mais norte-americanos interessados em vinho, especialmente em alguns tintos, antes considerados "difíceis".
Desde a fundação da vinícola Barboursville, em 1976, a Virgínia viu o número de propriedades do gênero aumentar de um punhado para mais de uma centena, fazendo do Estado o quinto mais produtor dos EUA.
As vinícolas da Virgínia se beneficiam do aumento do interesse em opções de destinos de vinho, como os vales da Califórnia, o Estado de Washington e os lagos do Estado de NY.


Texto Anterior: Panorâmica: Regiões de serra, de cerrado e de praia promovem gastronomia
Próximo Texto: American: Empresa lança mais oito vôos para Miami
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.