UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor apaixonou-se pela mulher em 16/6

DA ENVIADA ESPECIAL

James Joyce (1882-1941) é lembrado pela maioria dos críticos como o mais brilhante estilista em prosa do século. Dublinense, pertencia a uma família rica, mas seu pai perdeu tudo. Morou em várias casas em Dublin. Dizem que a família fugia de cobradores de aluguel. Em 1891, veio a bancarrota.
"Ulisses", com 800 páginas, é considerada uma grandiosa obra-prima da literatura moderna pela estrutura narrativa e psicológica e pela inovação da linguagem, que muda a cada capítulo. A história, dividida em 18 capítulos, é baseada na "Odisséia", de Homero, e se passa num único dia: 16 de junho de 1904, em Dublin.
O herói de "O Retrato do Artista quando Jovem", Stephen Dedalus, reaparece no episódio de abertura de "Ulisses", sendo chamado para Dublin para a morte da mãe. Leopold Bloom, o outro protagonista, um judeu imigrante de 38 anos, seria a figura moderna de "Ulisses". Sua primeira aparição acontece no quarto episódio, chamado de "Calipso". Ele desconfia da traição da mulher, Molly Bloom, e sai de casa.
Na mesma data em que se passa o romance, que ficou conhecido na literatura como Bloomsday, o autor de "Finnegans Wake" (obra que levou 17 anos para ser completada) apaixonou-se por Norma Barnacle, com quem viveu.
O autor também escreveu "Dublinenses", retrato da vida urbana e monótona no começo do século 20. Ao editor, justificou a escolha de sua cidade natal como cenário porque ela lhe parecia "o centro da paralisia". Joyce saiu de Dublin em outubro de 1904 e nunca voltou a morar na Irlanda. Viveu em Trieste (Itália) e em Zurique (Suíça), onde morreu em 1941. (MM)


Texto Anterior: James Joyce põe Dublin em festa em 2004
Próximo Texto: Programação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.