UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGOS LETRADOS

Autor viveu poucos dias na construção de Sandycove

Mergulhe na saga joyciana a partir da torre Martello

Margarete Magalhães/Folha Imagem
Torre Martello, construída para proteger cidade da invasão napoleônica, fica a 13km de Dublin


DA ENVIADA ESPECIAL À IRLANDA

Se quiser "participar" do primeiro episódio de "Ulisses", comece por Sandycove, a 13 km de Dublin. É no alto de uma torre chamada Martello, com vista para a baía, que se passa a primeira cena do livro, entre 8h e 8h45.
Ali, ficção e realidade se intercalaram. Joyce morou no local por uma semana com o amigo Oliver St. John Gogarty em 1904. Martel- lo e cerca de 30 outras torres foram construídas na costa irlandesa em 1804 para evitar a invasão de Napoleão, que nunca houve.
Desde 1962, o local abriga o museu Joyce, que guarda uma máscara fúnebre do escritor, correspondências, primeiras edições de seus livros, fotos e objetos pessoais. Não se acanhe se, no começo do tour, o guia e curador do museu, Robert Nicholson, perguntar: "Todos leram Ulisses?". Depois da visita à Sandycove, a leitura se tornará menos difícil.
Antes de subir estreitos degraus até o topo, Nicholson narra fatos reais envolvendo Joyce, Gogarty e um amigo anglo-irlandês chamado Samuel Trench, semelhantes à primeira passagem do livro.
Ficção: Buck Mulligan fala com Stephen Dedalus sobre o pesadelo com uma pantera que o companheiro Haines teve na noite anterior. "Passo a noite a delirar com um pantera negra....Se ele aqui ficar, vou-me embora."
Realidade: em 14 de setembro, dormiam na torre Joyce, Gogarty e Trench, que tem um pesadelo com uma pantera negra. Pega uma arma e atira para assustar a fera. Uma das balas passa por cima da cabeça de Joyce. O escritor pula da cama e vai embora.
Para chegar à torre, pegue o trem conhecido por Dart até a estação Sandycove. É fácil ver a torre com uma bandeira a tremular.


Museu James Joyce - Funciona de abril a outubro das 10h às 13h e das 14h às 17h, de segunda a sábado; e das 14 às 18h, aos domingos e feriados; tel.: 00/xx/353/1/280-9265.


Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Turista pisa sobre as pegadas de Bloom
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.