UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGOS LETRADOS

The Duke promove encontros diários que intercalam interpretação e visita a bares e ruas da capital

Unidos, literatura e cerveja matam a sede

DA ENVIADA ESPECIAL À IRLANDA

Entre goles de cerveja e sob uma nuvem de fumaça de cigarro, cerca de 50 pessoas amontoam-se no primeiro andar de uma sala em um dos mil pubs da capital irlandesa e, na companhia de Gogo e de Didi, aguardam Godot. A cena pode parecer absurda, mas os momentos de "craic" (curtição) no pub The Duke valem-se da literatura para ajudar o turista a matar outro tipo de sede.
Na pele dos atores Eithne Dempsey e Donagh Deenay (aliás, nomes bem irlandeses), os personagens do clássico "Esperando Godot", do Nobel de Literatura Samuel Beckett (1906-1989), atraem a atenção dos espectadores para dar início ao programa Dublin Literary Pub Crawl. Trata-se de um coquetel tipicamente irlandês, que mistura literatura, pub e ruas de Dublin.
Por duas horas e meia, dois atores guiam o grupo, que se divide em dois ou três, dependendo do número de participantes, se enveredando por ruas próximas à Grafton St., uma das mais badaladas da capital.
O giro é intercalado com paradas em três ou quatro pubs frequentados por Joyce (como o David Byrne, na 21 Duke Street) e Michael Collins, um dos heróis da independência (por exemplo, o Old Stand, na 37 Exchequer Street), e performance ao ar livre de pequenas cenas de obras de escritores irlandeses.
Rabeando pelas ruas, sob um relógio em frente ao Trinity College, é a vez do solo de Oscar Wilde, com falas de "A Importância de Ser Prudente". A escolha não é por acaso. O escritor estudou ali, a mais antiga universidade da Irlanda, que por muito tempo não aceitava católicos. Joyce nem que quisesse teria estudado lá.
No final, os participantes podem ganhar uma camiseta ou uma garrafinha de uísque. Mas é preciso acertar as perguntas sobre literatura ou sobre a vida dos escritores irlandeses feitas pelos atores ao longo do passeio, mas só respondidas no final do tour.
O grupo começou a apresentar-se num Bloomsday há 15 anos. Hoje, oito atores se revezam diariamente e fazem suas performances. Desde 1996, o The Duke é o ponto de encontro para "pub com literatura" às quintas, sextas, sábados e domingos, em dezembro e janeiro, e diariamente, nos outros meses do ano.

Música
Quem preferir fazer o coquetel com outros ingredientes pode optar por um "pub crawl" com músicas irlandesas.
Na região de Temple Bar (o próprio nome sugere, o que não faltam por ali são bares), artistas contam a história das músicas irlandesas e circulam com os convidados por vários pubs.
O ponto de encontro é o pub Oliver St. John Gogarty (nome do amigo médico com quem Joyce morou na torre Martello, em Sandycove), que fica na esquina da Fleet St. com a Anglesea St.
As reservas para o Dublin Literary Pub Crawl (www.dublin pubcrawl.com) ou para o Dublin Musical Pub Crawl (www.musi calpubcrawl.com) podem ser feitas antecipadamente no Centro de Turismo de Dublin (1 Suffolk St ). O tour custa 10 por pessoa. Estudantes pagam 8. Os encontros ocorrem sempre às 19h30.
(MARGARETE MAGALHÃES)



Texto Anterior: Estatísticas de cursos não incluem brasileiros
Próximo Texto: Destilaria embriaga turista de informações
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.