UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÊMICA NATALINA

Finlândia, Suécia e Groenlândia reivindicam o título de verdadeira terra pátria do bom velhinho

Papai Noel é disputado por três nações

DA REDAÇÃO

A questão é grave: afinal onde mora o verdadeiro Papai Noel, na Groenlândia, na Finlândia ou na Suécia? Os três países reivindicam ser a pátria do bom velhinho.
O mais visitado por turistas é aquele que mora na Finlândia, na montanha de Korvantunturi, perto da fronteira com a Rússia. Ele recebe cerca de 500 mil visitantes por ano, dois terços dos quais estrangeiros, na Aldeia do Papai Noel, perto de Rovaniemi, capital da Lapônia. Só em dezembro, 75 mil crianças o visitam.
Porém o bom velhinho finlandês foi desbancado neste ano no 40º Congresso Mundial de Papais-Noéis, em julho, que contou com 160 participantes de 14 países. Quase todos eles, menos o da Finlândia, votaram no Papai Noel da Groenlândia como o verdadeiro. O evento acontece todos os anos em Makken, ao norte de Copenhague, na Dinamarca.
O Papai Noel da Groenlândia, que tinha no colo a chave de ouro de sua fábrica de brinquedos, disse no congresso ser o único Papai Noel do mundo e que os outros são "usurpadores, assistentes que querem roubar seu trono".
O argumento se baseia na lenda que remonta ao século 6º, segundo a qual o Papai Noel mora num vale secreto do pólo Norte, entre as geleiras do nordeste da Groenlândia (território autônomo da Dinamarca). O personagem foi inspirado num bispo de barba branca, o são Nicolau, que era muito generoso com as crianças.
Além desses dois, existe também um Papai Noel que mora na Lapônia sueca, em Arvidsjaur, nas montanhas de Granberget, perto do Circulo Polar Ártico.
Recentemente ele reclamou à imprensa que suas renas têm destruído seu jardim, comendo orquídeas, violetas e outras 70 espécies de flores. O local foi declarado em 1990 patrimônio cultural sueco e conta com subvenções da União Européia para sua conservação. Mas o Papai Noel teme perder o auxílio se as renas acabarem com as flores. Ele só recebe visitas em dezembro.


Visite os papais-noéis na internet - Finlândia: www.santaclaus.fi; Suécia: www.santashome.com; Groenlândia: www.santa.gl.

Com agências internacionais.



Texto Anterior: Confusão no Ulster começou no século 17
Próximo Texto: Campanha: França divulga site e cartão de descontos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.