São Paulo, quinta-feira, 09 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

UM OLHAR CARIOCA

Vila Isabel preserva tradição boêmia da zona norte da cidade

Figuras importantes do cenário musical, como Aldir Blanc, eram frequentadores dos bares do bairro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO DE JANEIRO

Se a Lapa é o berço da boemia carioca, o bairro de Vila Isabel pode ser considerado o reduto da tradição boêmia na zona norte da cidade. Cercado pelos bairros da Tijuca, Maracanã e Andaraí, foi fundado em 1872 pelo barão de Drummond, que teria se inspirado em Paris. O barão batizou o bairro em homenagem à princesa Isabel. O século 20 trouxe a fama boêmia, que dura até hoje. Noel Rosa, o poeta da Vila, homenageado por um busto e uma estátua no bairro, é só o mais famoso dos compositores e poetas nascidos aqui. Figuras seminais da música carioca, como Martinho da Vila, Aldir Blanc, Braguinha e Almirante, eram frequentadores dos bares do bairro, como o Petisco da Vila.
As "calçadas musicais" ficam no bulevar 28 de Setembro. Algumas das partituras desenhadas nas pedras portuguesas incluem canções famosas como "Cidade Maravilhosa", "Carinhoso" e "Aquarela do Brasil". No bulevar fica a quadra da escola de samba Unidos de Vila Isabel, atual campeã carioca.
O barão foi o fundador e dono do primeiro zoológico do Brasil, hoje desativado, que o inspirou a criar o jogo do bicho. Para quem conhece a obra de Noel Rosa, pontos do bairro citados em suas composições podem ser identificados, como as chaminés da fábrica de tecidos, hoje um supermercado, na letra de "Três Apitos" (Quando o apito da fábrica de tecidos/vem ferir os meus ouvidos/Eu me lembro de você). (PC)



PETISCO DA VILA
av. 28 de Setembro, 238; tel. 0/ xx/21/ 2576-6321




Texto Anterior: Olhar carioca: Ainda que ranzinza, pessoa muda em Copacabana
Próximo Texto: Pacotes para o Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.