São Paulo, quinta-feira, 09 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Início de temporada fraco ameaça o turismo na Grécia

DA REUTERS

Aos pés da Acrópolis, donos de taverna caçam potenciais consumidores nas lojas de artesanato vazias. A temporada ainda não começou, mas a indústria do turismo grega está preocupada.
As reservas de verão estão cerca de 15% a 20% inferiores em relação ao ano passado, de acordo com a Poet (sigla em inglês para Federação de Empresas de Turismo Pan-Helênica). Se os turistas deixarem de ir às praias gregas, ameaçarão uma das principais fontes de renda de um país que já sofre com o desemprego, com escândalos políticos e com um governo enfraquecido diante da recessão global -cenário que alimenta manifestações praticamente diárias.
A Grécia depende do turismo para um em cada cinco empregos. "Eu trabalho aqui há 15 anos e nunca vi algo assim antes", afirmou Labros Pit, ocupado em tentar atrair consumidores para o popular restaurante Vizantino.
A situação é nova para o país, que atrai 15 milhões de turistas por ano. O setor gerou US$ 15,5 bilhões em receitas em 2007, ano em que a Grécia ficou em 12º lugar na lista de destinos turísticos mais visitados do mundo segundo a Organização Mundial do Turismo da ONU.


Texto Anterior: Itália em ruínas: Afetada por sismos, Áquila já foi cenário
Próximo Texto: Ásia: Alemães chegam ao Tibete após fim de bloqueio chinês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.