São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Próximo Texto | Índice

UMA VIAGEM "PARTICULAR"

Arquivos de jornal irlandês detalham tour misterioso

Viagem pouco conhecida de d. Pedro 2º pela ilha da Irlanda em 1877 foi registrada pelo "Irish Times"

MARINA DELLA VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Homem de estatura mediana, barba branca e pele "não tão escura" -levando em conta o clima de seu país natal, o Brasil-, d. Pedro 2º foi um tipo de superturista de seu tempo.
Pagava algumas viagens, é fato, "do seu bolso". E, ao que tudo indica, pouco registrou suas impressões sobre sua viagem à ilha da Irlanda, em julho de 1877, quando passou por seis locais em quatro dias.
Então, o imperador do Brasil visitou 15 pontos de interesse em um dia só -e foi assunto, à época, do jornal "Irish Times" (www.irishtimes.com).
D. Pedro 2º e a imperatriz Teresa Cristina aportaram na ilha da Irlanda com uma comitiva que, incluía a condessa de Barral, com quem o monarca teve um longo relacionamento intelectual e amoroso.
Com recente digitalização dos arquivos do "Irish Times", em outubro do ano passado, foi possível conhecer detalhes dessa viagem algo misteriosa do imperador. Os diários de d. Pedro 2º, segundo o historiador José Murilo de Carvalho, autor do perfil biográfico "D. Pedro 2º - Ser ou Não Ser" (Companhia das Letras, 296 págs., R$ 39), não registram o tour imperial pelo território -hoje dividido em República da Irlanda e Irlanda do Norte, parte do Reino Unido. Já documentos guardados no Museu Imperial de Petrópolis (www.museuimperial.gov.br) trazem registros da viagem, alguns anotados de próprio punho.
Chamado de "Pedro da mala" por Eça de Queiroz, d. Pedro 2º, exilado, veio a morrer num hotel parisiense, o Bedford (www.hotel-bedford.com). Viajante contumaz, pagava suas viagens "particulares" com dinheiro do próprio bolso -ou emprestado, insistente que era em driblar cerimônias e recepções.
Os arquivos do "Irish Times" podem ser consultados no site do jornal, mediante pagamento de taxa (o acesso por 24 horas custa 10; R$ 31,49). As reportagens referentes à viagem de d. Pedro 2º também estão no site http://gogobrazil.com/dompedroirl.html, mantida por Peter O'Neill, vice-presidente do instituto Brasil-Irlanda (www.irishinstitute.com.br).
Nesta edição, desvendamos a viagem quase inédita: a maratona de d. Pedro 2º pela ilha da Irlanda que passou por fábricas de bebidas e por belezas naturais, como os lagos Killarney e a formação rochosa Giant's Causeway, e pelas cidades de Dublin, Belfast e Cork. Aos interessados em refazer o roteiro do imperador trotamundos, uma boa notícia: os locais por onde ele passou ainda são os mesmos.


Próximo Texto: Autor: "Não encontrei referência a essa viagem"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.