São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capital da Irlanda do Norte, Belfast merece passeio mais demorado

DA REPORTAGEM LOCAL

Belfast, hoje capital da Irlanda do Norte, foi apenas um ponto de passagem para a comitiva de d. Pedro 2º, segundo as reportagens do "Irish Times". A cidade, porém -conhecida pelos conflitos entre unionistas (protestantes) e separatistas (católicos)-, merece uma visita mais demorada.
O chamado Acordo da Sexta-Feira Santa, assinado em 1998 entre líderes de facções locais e o governo britânico, iniciou o processo de paz após 30 anos de violência. Esse período conturbado da história de Belfast está presente em atrações turísticas peculiares, como os diversos murais políticos que cobrem muros e paredes da cidade, e o hotel Europa (www.hastingshotels.com), que leva a fama de ser o hotel mais bombardeado na porção ocidental do continente europeu.
As atrações turísticas da cidade vão muito além da herança dos conflitos. Belfast atrai visitantes com prédios imponentes, como o City Hall, sede da administração local, temporariamente fechada para visitação; com belas igrejas, como a catedral de Belfast (www.belfastcathedral.org) que possui a maior cruz celta da Irlanda; e por sua vocação para o turismo de eventos.

Titanic
Foi no passado de sua indústria naval que a cidade buscou inspiração para um grande empreendimento, a renovação do chamado Titanic Quarter (www.titanic-quarter.com), na região do porto, onde o navio Titanic, que naufragou em 1912, foi construído.
A região passa por um projeto de revitalização programado para terminar em 2012, em tempo do centenário da malfadada viagem. Interessados encontram diferentes tours por localidades relacionadas ao navio. No site www.discovernorthernireland.com é possível encontrar informações sobre vários tours, incluindo os relacionados ao Titanic.
Pequena (267.374 habitantes) e acolhedora, Belfast convida a passeios a pé, explorando as ruas, pubs e parques. Às sextas, o passeio obrigatório é a feira no mercado St. George (www.belfastcity.gov.uk/stgeorgesmarket), que traz uma mistura eclética de produtos, de peixe a antiguidades.
O Cave Hill, monte ao norte da cidade, guarda uma das melhores vistas de Belfast. Por ali é possível visitar o castelo de Belfast (www.belfastcastle.co.uk), e o zoológico da cidade (www.belfastzoo.co.uk). Outra maneira de admirar o panorama da cidade é dar uma volta na roda-gigante ao lado do City Hall, inspirada na London Eye, em Londres.
(MARINA DELLA VALLE)


Texto Anterior: Uma viagem "particular": Visita breve a Cork motivou protesto na imprensa local
Próximo Texto: Uma viagem "particular": Site auxilia quem quer estudar e viver no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.