São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ITÁLIA "PARTICOLARE"

Região é abundante em festividades nas quatro estações

Festas vão de resgate da época medieval a degustação de iguarias como focaccia com queijo e enguias

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA NA LIGÚRIA

Durante as quatro estações do ano sobram motivos para visitar o interior e a costa da Ligúria. São festas tradicionais, resgates históricos e encontros gastronômicos. Confira o que há de bom em cada época.

Primavera
A primavera lígure acolhe o visitante com temperatura amena, brisa e florescer de árvores. Em março, acontece, em La Spezia, a Festa de San Giuseppe, com barracas de artesanato. Em San Remo, há o Festival da Canção e, em Balestrino, a Festa do Azeite e da Oliva.
Em abril, a Semana Santa e a Sexta-Feira Santa são registradas em toda a Ligúria, mas, principalmente, na Riviera de Ponente.
Em maio, é a vez da Festa do Peixe, em Camogli, onde peixes fritos são preparados numa panela gigante. Em Recco, no final do mês, há a Festa da Focaccia com Queijo, com distribuição gratuita da iguaria.

Verão
Nessa estação turística, os dias são bastante quentes e ensolarados em toda a costa e um pouco mais frescos no interior.
Em junho, comemora-se a Infiorata, por ocasião do Corpus Domini (o equivalente ao Corpus Christi brasileiro), com procissões principalmente em Sasselo, Imperia, Diano Marina e Pietra Liguri Brugnato val de Vara. Em Ventimiglia, há a Festa Batalha de Flores e, em Gênova, a Festa de San Giovanni, com fogos de artifício em honra ao seu santo padroeiro.
Em julho, há o Cristo de Abissi, em San Frutuoso, e a Festa das Rosas e do Peixe, em Pogli d'Ortovero, dedicada às rosas locais e ao preparo da enguia. Em San Remo ocorre o campeonato mundial de fogos de artifícios.
O dia 14 de agosto é dedicado à Torta de Fieschi, em Lavagna, um cortejo que celebra as bodas do nobre Opizzo Fieschi e da condessa Bianca de Bianchi, com distribuição da torta no final. De 12 a 14, na Final Lígure, revive-se a atmosfera do ano 1000, sem eletricidade e automóveis, mas com burros, cavalos, tochas, roupas da época, comidas típicas, espetáculo, dança e jogos.

Outono
Essa é uma das melhores temporadas para viajar, pois a região está mais tranqüila e ainda com as cores do verão.
Em setembro acontece, no interior de Albenga, a Festa do Pigato, com vinho, exposição de produtos agrícolas, gastronomia e dança. Em Varazze e Vezzano, há a Festa da Uva, com degustação e vendas de produtos de vinícolas.
Em outubro, em Gênova, é a vez do Salão Internacional Náutico, a maior feira náutica do Mediterrâneo, e da Festa da Farinata, dedicada à típica especialidade genovesa.
Novembro é mês da Festa Abóbora, produto cultivado no interior.

Inverno
Com ventos fortes e dias ensolarados, o inverno não é um empecilho para quem vai à Ligúria. Em dezembro acontece o Confuoco, em Pietra Ligure, uma tradicional cerimônia com desfile de grupos históricos. Em San Frutuoso, há a Mesa de Natal, com a celebração da mesa à meia-noite, na basílica.
A Festa de Ano Novo, em Gênova, toma as ruas no Porto Antico, que ficam lotadas. Também na cidade, de 11 a 19 de janeiro, há uma feira de antiquários com exposições de pinturas, móveis e objetos de arte.
Em Arma de Taggia comemora-se, em 8 de fevereiro, a Festa de Fúlgari. Segundo a lenda, piratas desejosos de saquear a cidade foram expulsos por um fogo milagroso. Celebra-se o feito acendendo o "fúlgaro", um cano de bambu cheio de pólvora. (LANE FERNANDES)


Colaborou a Redação


Texto Anterior: Trilha intercala escadarias a vinhedos
Próximo Texto: Itália "Particolare": "Cozinha do retorno" exalta itens como bacalhau e anchova
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.