UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chinelo é o calçado oficial na noite

DA ENVIADA ESPECIAL

Quer causar frisson nas ruas de Buenos Aires? Ser considerado "in", "fashion", antenado e estiloso? Simples. Calce Havaianas coloridas. O chinelo de borracha faz sucesso na cidade.
É verdade que no Brasil as Havaianas, antes associadas às classes mais baixas, também adquiriram um ar mais nobre nos últimos anos, após altos investimentos em marketing.
Mas nem de longe a moda daqui se compara à febre dos chinelos em Buenos Aires. Mulheres de terninho e calça social são vistas desfilando de chinelo nas ruas da Recoleta, bairro chique da cidade.
"Antes era cafona, mas agora está na moda e é confortável", explica a estudante Mercedes García Diez, 22, que escolheu um par azul para dançar na boate Tequila, em Palermo. Assim como suas amigas, ela não via nenhum descompasso entre a maquiagem, a roupa preta e o chinelo. "Só não acho que combine com ambiente de trabalho."
Hoje, uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro em Buenos Aires é encontrar uma forma de vender Havaianas. Se aqui um par custa cerca de R$ 10, lá, as sandálias normalmente saem por US$ 8, o que equivale a 28 pesos.
Mas há opções mais baratas. As Havaianas já ganharam versões alternativas nos camelôs da cidade. "Quer levar? Custa só oito pesos o par", afirma a vendedora ambulante, para acrescentar em seguida: "Mas, para você, eu posso fazer por cinco". (AL)


Texto Anterior: Pacotes com aéreo
Próximo Texto: Balada em Buenos Aires começa às 2h
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.