UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelourinho fica perto do porto

DO ENVIADO ESPECIAL

A chegada de navio a Salvador coloca o passageiro na perspectiva de uma cidade cuja história esposou a geografia. Dividida entre a Cidade Baixa, onde fica o porto, e a Cidade Alta, que abriga o Pelourinho, a capital soteropolitana se impõe pela cultura, pela antiguidade das igrejas e do casario e por ser um local onde influências africanas e portuguesas se fundiram com propriedade.
Os navios aportam a algumas quadras do Mercado Modelo, que herdou sua sede do antigo prédio da alfândega em meados do século 19. Vale a pena passear por ali, comer e comprar artesanato.
Nos arredores, num velho píer, o trapiche Adelaide hospeda um renomado restaurante, antiquários e lojas de vinho e de charuto.
Do outro lado da rua, fica a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, de 1736, cuja origem remonta a 1549, data em que Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, mandou erguer ali uma capela.
Perto dali, o elevador Lacerda, que conduz à Cidade Alta, tem aspecto art déco desde 1930.
Salvador está policiada, teve prédios restaurados e convida a um passeio a pé. Logo na saída do elevador, num promontório, tem-se uma bela vista da Cidade Baixa, do mercado e dos saveiros ao lado do prédio da Marinha.
Cravejada de igrejas, a região do Pelourinho é turística, porém encerra muito da cara e dos ritmos da capital baiana.
A Fundação Casa de Jorge Amado, a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o museu da Cidade exibem com força a vocação multicultural da cidade. Ainda no Pelourinho, a entidade carnavalesca Afoxé Filhos de Gandhy, na rua Gregório de Matos, 53, e o Grupo Cultural Olodum, na altura no número 22 da mesma rua, são redutos onde a cultura afro-baiana é cultuada. (SC).


Texto Anterior: Rio e Salvador valem visitas independentes
Próximo Texto: Ambiente marinho: Key West quer limitar número de navios
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.