São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tartarugas marinhas são as estrelas da ilha

Tamar promove atividade de observação noturna; é preciso se inscrever previamente

DA ENVIADA A FERNANDO DE NORONHA

As tartarugas marinhas são as grandes estrelas em Fernando de Noronha. Ameaçadas de extinção, elas pautam boa parte da programação do arquipélago.
A maioria das praias têm hora certa para ser fechada à visitação no verão: 18h. É a partir desse horário que as tartarugas sobem as areias do arquipélago para depositar seus ovos.
Fiscais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) ficam em pontos estratégicos e mandam embora os retardatários.
Um dos eventos mais disputados da vida noturna da ilha são as palestras promovidas pelo Projeto Tamar.
Quem busca ter mais contato com os bichos pode conferir o "Turtle by Night", também promovido pelo Tamar. É quando pequenos grupos acompanham os especialistas que saem à noite para observar as tartarugas.
Para participar, é só passar na sede e se inscrever. O passeio costuma ser disputado.
Para chegar aos locais favoritos das tartarugas, pode ser preciso encarar pequenas trilhas. A observação normalmente se estende por toda a madrugada.
Periodicamente, também há abertura de ninhos e medição e identificação das tartarugas. Em geral, o Tamar faz ampla divulgação nas pousadas e em sua sede.
(GIULIANA MIRANDA)


Texto Anterior: Ilhas de Noronha são consideradas 'o Havaí do Brasil'
Próximo Texto: Planet@ Letra: Livro traz retrato humano e geográfico do alto sertão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.