São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PLANET@ LETRA

Livro traz retrato humano e geográfico do alto sertão

Volume reúne os resultados de 30 anos de pesquisas de arqueóloga na região baiana, com informações científicas e culturais

DE SÃO PAULO

À doutora em arqueologia e geografia Maria Beltrão não falta experiência sobre o alto sertão baiano. Há 30 anos ela coordena o chamado Projeto Central (www.projetocentral.com), dedicado a explorar e estudar uma região de 100 mil km2, incluindo o oeste da Bahia.
A região, além de achados arqueológicos notáveis, concentra uma cultura característica que não passou ao largo das pesquisas de Maria Beltrão. Assim, o livro "O Alto Sertão - Anotações" cobre diferentes aspectos dessa região baiana com características tão peculiares.
Apesar das muitas informações que traz, o volume não se destina aos pesquisadores apenas -a autora, no prefácio, afirma que escreveu o livro sem intenção de fazer ciência.
É lógico que informações precisas acerca da geologia e do passado arqueológico do alto sertão estão bem presentes, mas o volume vai além, representando de maneira rica os aspectos culturais do sertanejo e sua região.
Quem viaja para o alto sertão baiano ou apenas gostaria de saber mais sobre a região encontra uma leitura diversificada, onde terreno, chuva, seca, cordel, arte, história (e pré-história) se combinam em um perfil elaborado e cativante da região.
Ao lado das descobertas na Toca da Esperança, tida como o sítio arqueológico mais antigo das Américas, com pistas sobre o cotidiano de 300 mil anos atrás, há o dia a dia do sertanejo atual e como essa realidade veio se desenvolvendo em um passado mais recente. Ao lado de fotos atuais e de pinturas rupestres, as xilogravuras dos cordéis. Nesse mosaico bem dosado, ganha o leitor.

O Alto Sertão - Anotações
Maria Beltrão
EDITORA Casa da Palavra
QUANTO R$ 90 (200 págs.)


Texto Anterior: Tartarugas marinhas são as estrelas da ilha
Próximo Texto: Guia Itaucard tem versão na língua inglesa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.