São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRONTEIRA VERDE

Estações modificam os cenários amazônicos

Na seca, surgem praias e os animais aparecem mais; na cheia, rios ficam caudalosos e os igapós se formam

DA ENVIADA ESPECIAL À AMAZÔNIA

É possível ir ao mesmo ponto da Amazônia e se ver diante de paisagens absolutamente distintas. A época do ano define o cenário, que muda muito.
Difícil é definir qual é o melhor período para a viagem, pois isso -garantem os locais- é questão de gosto.
O auge da seca é entre novembro e dezembro. A partir de dezembro começa a chover. E dá-lhe chuva até junho. Em seguida, tudo começa a secar.
Na seca, há uma vantagem óbvia: não chove tanto. De janeiro a maio, há chuva várias vezes ao dia. O tempo fica fechado, e o turista, molhado.
Em um primeiro momento, ver a chuva no Amazonas é impressionante. É muita água, e a sensação de testemunhar o início do ciclo de vida da floresta é forte. Porém, depois de 40 minutos de chuva, acaba a graça.
Mas a cheia tem uma vantagem: passear pelos igapós, o clímax da viagem nessa época.
A seca, por outro lado, tem dois trunfos. O primeiro é que os animais se exibem mais. Na chuva, eles ficam entocados. Na seca, vão em busca de água e acabam sendo mais freqüentes. O segundo é que formam-se praias no leito dos rios secos.
É importante que, antes do mergulho, o turista pergunte aos guias se nadar ali é aconselhável. Não pelo perigo de cobras ou piranhas, mas pelo cauxi, animal porífero que, quando o rio seca, fica concentrado. O pó do cauxi causa coceira e, depois de coçar, a pele fica com minúsculos cortes ardidos.
É preciso, enfim, dar um palpite -o turista prefere a idéia de ficar em uma faixa de areia que tem, de um lado, um rio e, do outro, a floresta, ou prefere a idéia de navegar, de ver a abundância de água, as árvores submersas e os igapós. Sendo o ideal visitar a floresta ao menos duas vezes. (HELOISA LUPINACCI)


Texto Anterior: Igapó condensa imagem da floresta
Próximo Texto: Hotel deve ser escolhido conforme estilo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.