São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANET@ LETRA

Erico Verissimo aprofunda passeio pela Terra Santa

Em "Israel em Abril", autor mescla relato de viagem, entrevistas e reflexões


DE SÃO PAULO

Erico Verissimo (1905 -1975) é mais conhecido por obras como "O Tempo e o Vento" e "Incidente em Antares", mas sua bibliografia inclui também três narrativas de viagem.
"Israel em Abril" foi a última a ser publicada, em 1969, depois do lançamento de "Gato Preto em Campo de Neve" (1946), sobre os Estados Unidos, e "A Volta do Gato Preto" (1957), sobre os EUA e o México.
Em "Israel em Abril", Verissimo repete a fórmula usada nos outros dois livros de viagem, intercalando relatos de um passeio pela Terra Santa na companhia da mulher, Mafalda, entrevistas e reflexões sobre o judaísmo pós-Israel.
A viagem de Verissimo inclui visitas a cidades, vilarejos e kibbutzim, passeios por universidades e museus e encontros com amigos e personalidades. Resgatando momentos da história de Israel -uma das observações do autor é de admiração pela decisão do governo de plantar milhões de árvores no país-, Verissimo reflete sobre questões que permanecem atuais.
É fato que não falta literatura sobre Israel, sejam guias de viagem, livros de história e obras de ficção. No entanto, "Israel em Abril" é uma obra interessante para um brasileiro viajando pela Terra Santa, que pode conferir como as coisas que vê e experimenta foram sentidas e descritas por Verissimo.
As impressões sobre o que vê levam Verissimo a se aprofundar em assuntos bem mais complexos, como a história do judaísmo, e em reflexões sobre o futuro de Israel e da cultura judaica. Dessa maneira, a companhia da prosa de Verissimo colore e aprofunda a viagem do turista que a lê, tornando a leitura e a experiência da viagem ainda mais enriquecedoras.


ISRAEL EM ABRIL

Erico Verissimo
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 53 (280 págs.)




Texto Anterior: Museu expõe dedos e dente de Galileu
Próximo Texto: Overbook
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.