São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO

De Ubatuba a Parati, livro retrata cenários no litoral

DA REDAÇÃO

"As Últimas Praias (de Ubatuba a Paraty)", lançado hoje na Flip, em Parati, leva o leitor a uma viagem por um trecho do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro que conseguiu escapar da "desfiguração dos tempos modernos".
Com textos de Ricardo Arnt e fotos de João Wainer, o livro vai muito além de um ensaio fotográfico com praias isoladas e retrato de pescadores. A dupla percorreu a região de carro, a pé e de helicóptero e entrevistou historiadores, pescadores, veranistas, prefeitos e ambientalistas. O resultado é uma obra que conta com profundidade a história e a cultura dos caiçaras, dos índios e também da especulação imobiliária que se esqueceu dos moradores da região.
Os dois municípios enfocados têm 80% de sua área incorporada a parques estaduais, nacionais, APAs e terras indígenas ou tombadas pelo patrimônio histórico.
Belas imagens de praias desertas, como Almada e Fazenda, da Rio-Santos, de engenhos no sertão de Picinguaba, da flora, com orquídeas e bromélias, e da histórica Parati relembram que há lugares a serem visitados.


LIVRO - "As Últimas Praias (de Ubatuba a Paraty)"
R. Arnt e J. Wainer; ed. Terra Virgem; 180 págs.; preço: R$ 58


Texto Anterior: American: Companhia chega a seis vôos diários aos EUA
Próximo Texto: Visitantes em Cuba dizem ter boa sorte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.