São Paulo, quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATAGÔNIA ARGENTINA

Personagem de Valdés toca gaita para as orcas

O argentino Roberto Bubas ficou mundialmente famoso por sua interação com os cetáceos de Chubut

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CHUBUT

Desde cedo Roberto Bubas, 38, foi um amante da natureza. Guarda-parque (ou guarda-fauna) da península Valdés desde 1992, Bubas ficou famoso mundialmente por sua interação com as orcas da região.
Quando criança, o argentino, nascido em Esquel, tinha como ídolo o explorador francês Jacques Cousteau. Para sua decepção, o francês morreu antes que eles fossem apresentados. "Sei que ele sabia da minha existência e até que queria me conhecer", disse Bubas à Folha.
Para quem se assusta com a proximidade que ele chega dos animais, Bubas faz questão de ressaltar que há apenas um caso de ataque de orcas a humanos registrado. E, segundo ele, não foi fatal. Bubas acredita que o ataque teria sido um erro da orca, que confundiu um surfista com um animal marinho.
É possível ver algumas cenas da interação de Bubas com as orcas em vídeos na internet. Em um deles, o guarda-parque aparece tocando gaita para elas. "São animais curiosos. Elas que buscam a interação."
Segundo Bubas, a matança indiscriminada de lobos-marinhos no início do século 20 fez com que as orcas se aproximassem da costa em busca de alimentos, até desenvolverem sua técnica de ataque nas areias da península. A técnica, chamada de "varamiento intencional", é exclusiva das orcas locais.
Bubas lembra com carinho do dia em que a orca Agustin (tema de um de seus seis livros publicados, "Agustin Corazonabierto") preparou-lhe uma surpresa: "Ela se aproximou de mim com uma alga presa na nadadeira dorsal", conta.
Na primeira tentativa, Bubas não conseguiu alcançar a alga. "Ela foi então até o fundo, voltou e deixou a alga na água, à altura do meu peito. São animais muito solidários". Notável, a história de Bubas deve dar origem a um longa-metragem espanhol. (PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Patagônia argentina: Esquel reúne reservas naturais e estação de esqui
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.