UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navios têm ritual próprio, com comilança constante, programação intensa e jantares formais

Destinos desfilam pela proa da embarcação

DO ENVIADO ESPECIAL AO MEDITERRÂNEO

A vantagem de viajar num transatlântico é ficar acomodado -e bem instalado- numa cabine enquanto os destinos desfilam pela proa. Os navios têm, assim, um rito próprio, descrito no jornal que circula diariamente.
Neles constam o itinerário, as diversas excursões (pagas à parte), as festas de beira de piscina e de salão, os shows, os cursos, os lugares que podem ser avistados e até os horários das refeições.
Além da programação normal, a vida a bordo é intensa: quem não come na hora marcada terá a opção de encontrar um festival em algum lugar do navio a quase qualquer hora.
A comilança, aliás, é a grande vilã nos cruzeiros. No embarque, é preciso marcar a mesa, que será a mesma durante todo o cruzeiro, e o horário das refeições.
No Brasil, a etiqueta costuma ser flexível, mas há jantares que exigem roupas mais formais, pelo menos no restaurante principal, onde também não convém almoçar de camiseta regata. Com relação às gorjetas, é de bom tom dar caixinha para a arrumadeira, o maître e os garçons, que, durante o cruzeiro, não mudam. (SC).


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Capitão italiano é apaixonado pelo Brasil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.