São Paulo, segunda-feira, 11 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVERNO HELVÉCIO

Veículos não circulam na cidade, que tem 245 km de pistas de esqui, é mais barata e atrai jovens

Carros não atrapalham ar puro de Zermatt

Paulo Daniel Farah/Folha Imagem
Esquiadores em Zermatt observam a montanha Matterhorn, com seus 4.478 m de altitude; durante o inverno, população de 5.500 habitantes chega a quintuplicar


DO ENVIADO ESPECIAL À SUÍÇA

Com sua paisagem privilegiada pelas montanhas Matterhorn (4.478 m) e Gornergrat (cerca de 3.000 m), Zermatt possui o mais longo inverno de qualquer cidade alpina e 245 km de pistas de esqui para iniciantes e profissionais.
A entrada de carros é proibida nessa cidade do sul da Suíça (à exceção de pequenos carros elétricos que levam a bagagem ao hotel e de ambulâncias), o que favorece o ar puro e a tranquilidade. Quem eventualmente for de carro até lá deve estacionar 5 km abaixo, em um vale, na aldeia de Täsch, e pegar um trem até Zermatt.
De seus 5.500 habitantes, cerca de 1.500 são estrangeiros, quase todos portugueses. A população quintuplica no inverno. À noite, restaurantes e bares da cidade -a estação é a mais procurada por jovens e a mais barata- mostram imagens de manobras arriscadas de esqui e de snowboard.
Quem gosta de beber deve provar a toni (que leva vodka, limão, mel e água quente). Nas estações de esqui, é possível encontrar variedades de chocolate difíceis de comprar fora da Suíça: especiais para uma determinada época (como Natal e Páscoa), com champanhe etc. Muitas docerias produzem seu próprio chocolate. Mais informações, no site www.zermatt.ch. (PAULO DANIEL FARAH)


Texto Anterior: Pacotes por pessoa, em quarto duplo
Próximo Texto: Gruta é museu com esculturas de gelo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.