São Paulo, segunda-feira, 11 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMERSÃO EM GOIÁS

Complexo hoteleiro Pousada do Rio Quente atrai com suas 18 piscinas aquecidas naturalmente a 38 C

Terapêutica, água quente brota das rochas em resort

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
ENVIADA ESPECIAL A GOIÁS

Imagine um complexo hoteleiro com 18 piscinas aquecidas naturalmente a 38 C ao lado de um parque aquático repleto de aventuras radicais. É assim a Pousada do Rio Quente, em Goiás, situada a 175 km de Goiânia.
Recém-inauguradas, algumas são exclusivas, uma vez que, no local, a temperatura média das águas naturais dos rios, lagos e piscinas é de 38 C.
Mergulho ao lado de peixes de 80 cm, rapel, rafting, toboáguas de 18 m e tirolesa são algumas das atividades oferecidas no complexo, além de balonismo e jipe.
Descobertas em 1722, as 18 nascentes que brotam das rochas provocam uma vazão de 6 milhões de litros por hora, quantidade suficiente para renovar a cada três horas todas as piscinas do resort, exclusivas dos hóspedes, e do Hot Park, aberta a visitantes.
O parque aquático, porém, é um dos únicos senões do local. Superlotado nos finais de semana e feriados, em função das excursões que chegam de Caldas Novas, não é difícil, na água, deparar-se com uma batata frita boiando ou enganchar-se num copo plástico.
Ali também há bóias por todos os lados -elas vêm da corredeira e do escorregador gigante-, gente dançando dentro e fora da água e shows à noite. Por isso o Hot Park, definitivamente, não é para quem busca sossego. Isso, só nas 18 piscinas do resort.

Águas terapêuticas
Uma análise do Laboratório de Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia classificou as águas das fontes como oligo-minerais e hipertermais radiativas, encontrando cálcio, magnésio, potássio e, consequentemente, propriedades terapêuticas.
Ainda de acordo com o livro "Rio Quente", de Arnaldo Nogueira, a origem das nascentes está no gradiente geotérmico: as águas das chuvas infiltram nas rochas a até 1.200 m de profundidade e, aquecidas a 60 C, adquirem pressão própria, brotando na superfície a 38 C.
Os cinco hotéis do complexo são interligados por microônibus. Por isso quem optar pelo mais econômico, o Chalé (as diárias custam R$ 190 para o casal, com todas as refeições), em dez minutos estará no hotel Pousada, ao lado das piscinas.
É nesse hotel que tudo acontece. Há atividades quase 24 horas por dia para adultos e crianças. A garotada pode ser entregue à Equipe Boto e à Turma do Cerrado para o café da manhã (às 9h) e retirada após o almoço (às 13h). Há ainda atividades à tarde e à noite.
Os pais, durante o dia, podem relaxar nas águas, cuidar do corpo na academia ou no Espaço Vital (com massagem, estética e reabilitação), caminhar e até acompanhar os filhos nas aventuras radicais. E, à noite, assistir a espetáculos, cantar, dançar, jogar e, por que não, dormir.


Patrícia Trudes da Veiga, editora de Suplementos, viajou a convite da Pousada do Rio Quente Resorts


Texto Anterior: Filosofia, arte e os Alpes compõem acervos culturais
Próximo Texto: Pacotes: Preços por pessoa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.