São Paulo, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIM DE FÉRIAS, TRALHA EM ORDEM
Equipamento de mergulho autônomo deve ser levado para manutenção especializada uma vez por ano

Traje de neoprene não pode ser dobrado

DA REPORTAGEM LOCAL

Aos 15 anos, Ivan de Mattos começou a mergulhar. Hoje, aos 29 anos, o engenheiro químico, é um "expert". Conforme a paixão pelo esporte ia crescendo, ele ia comprando os equipamentos necessários.
Agora, tem quase tudo -roupa de neoprene, colete equilibrador, regulador, máscara, nadadeiras, snorkel e faca. Ainda faltam alguns itens, como o cilindro. Mas manter todo o equipamento requer tempo.
Recentemente, ele e a mulher, a arquiteta Fernanda Nogueira, 25, caíram nas águas de Paraty (litoral sul fluminense). Já no barco, após o mergulho autônomo (com cilindro), lavaram tudo com água doce. E, de volta a São Paulo, onde moram, terminaram o serviço: além de lavar tudo de novo com água, passaram silicone nas mangueiras do regulador e deixaram as roupas secando em cabides pendurados no varal.
"Sempre fui cuidadoso com os equipamentos", afirma. "Quem tem sabe quanto custa." E quanto é? Ele diz ter pago R$ 12 mil nos equipamentos dele e da mulher, juntos. Além dos cuidados em casa, uma vez por ano ele leva o colete e o regulador em uma empresa especializada em manutenção.
Tantos cuidados são mesmo necessários? "Sim, são." É o que afirma Gustavo Menezes, 35, dono da escola ADV Mergulho. "Cuidar das coisas de mergulho é como revisão de carro. Tem de fazer", diz. A lavagem com água doce é essencial porque, segundo ele, evita o envelhecimento dos materiais. E mandar o equipamento de mergulho autônomo a uma empresa especializada garante o bom funcionamento. "Quem mergulha muito deve levar uma vez por ano." (LUISA ALCANTARA E SILVA)


Texto Anterior: Saiba preservar em ordem roupas de frio
Próximo Texto: Água do mar resseca e amarela pranchas de surfe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.