São Paulo, quinta-feira, 11 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAÍSES EM DESFILE

Riqueza de Versalhes inspira estilista

Longas caminhadas por ruas de Paris levaram Paola Robba a se inspirar na arquitetura em suas criações

DA REPORTAGEM LOCAL

Não era a primeira vez que a estilista Paola Robba havia ido a Paris, mas a última vez foi uma jornada especial. "Essa viagem particularmente foi uma que eu fiz sozinha para lá, e foi maravilhoso", diz.
"Eu saía do hotel, perguntava onde ficava tal lugar e me falavam para pegar o metrô. De jeito nenhum, eu queria era andar!" Foi andando, em setembro do ano passado, que ela achou uma das inspirações para o próximo desfile da marca Paola Robba: a arquitetura da capital francesa.
"É uma riqueza cultural, em Paris você respira história. Por isso eu queria andar."
Outra ideia de criação surgiu em uma visita ao palácio de Versalhes (www.chateauversailles.fr), onde viveu o rei Luís 16. O volume das cortinas e os desenhos da tapeçaria foram uma fonte para ela criar suas peças. Elementos como as braçadeiras de cortina foram estudados para serem levados à passarela no primeiro dia de desfile, na próxima quarta.
"A gente vai conseguir visualizar o volume na costura dos biquínis", adianta a estilista. "O sutiã cortininha será feito de um jeito que lembre a cortina, usando as amarrações." Acessórios e argolas douradas farão referência ao dourado presente no palácio e em outras construções parisienses.
Já o desenho das tapeçarias de Versalhes inspira as estampas de alguns biquínis.

Luz, câmera, ação
Foi enquanto estava pensando no cenário de seu desfile que Paola assistiu ao longa "Maria Antonieta", dirigido por Sofia Coppola. "Fiquei surpresa, porque pensei em uma decoração bem clara, como a luz do filme."
"Depois de ver o filme falei: "Gente, é exatamente essa a visão, porque queremos transportar o clássico para a linguagem de hoje.'"
Para conseguir tal efeito, ela diz que fará um cenário bem simples. "As peças já são muito ricas, porque quando falamos de Paris, de sua arquitetura, isso traz uma riqueza muito grande. E preferimos optar por um cenário completamente minimalista, todo de acrílico branco", conta a estilista.

Ano da França
Ao pensar no tema de sua coleção, a arquitetura de Paris e em especial o palácio de Versalhes, Paola Robba ainda não sabia que o tema desta edição da São Paulo Fashion Week seria o Ano da França no Brasil.
"Voltei da França decidida a trabalhar o que tinha visto lá", lembra. "Acho que arquitetura e decoração tem muito a ver com moda, então já voltei com essa vontade de fazer Paris."
Sobre a escolha do tema pela organização do evento, Paola diz: "Foi dessas coincidências boas que acontecem".
(LUISA ALCANTARA E SILVA)


Texto Anterior: Coleção vai trazer looks criados a partir de visuais paulistanos
Próximo Texto: Look do homem francês entre os anos 1980 e hoje está presente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.