São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 2011

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PLANET@ LETRA

Veja a seção de turismo de sites de jornais em espanhol

Serviços, bancos de destinos e interatividade aparecem em segundo plano nos veículos da América Latina

DE SÃO PAULO

Na comparação com os sites de jornais em língua inglesa, que a coluna Planet@ Letra abordou na semana passada, as seções de turismo nos portais de jornais em língua espanhola deixam muito a desejar nos quesitos serviços e interatividade.
Destaca-se o site do espanhol "El País", que tem um banco de destinos bem completo, com uma seção somente para a Espanha e divisão por regiões do globo e por tipo de viagem. O site ainda destaca hotéis e restaurantes, acompanhados de informações detalhadas, e permite avaliação dos leitores.
Interatividade também é uma aposta do "El País" on-line, que abriga a comunidade "Yo Viajero", que permite que os internautas criem blogs e publiquem fotos, e a seção "Recomendaciones", com dicas de viagem enviadas pelos leitores.
O jornal também aposta no e-commerce, com uma página só de ofertas que redireciona o internauta para sites de venda e de comparação de preços de produtos turísticos, mantendo um banner com o logotipo do jornal no topo.
O mexicano "El Universal" não mantém um banco de destinos. Não há, no portal, um sistema de buscas, ou seja, encontrar reportagens mais antigas passa por um golpe de sorte, como seguir tags de publicações mais recentes. O site abriga microsites com edições especiais.
O quesito interatividade também deixa a desejar na comparação com os sites dos jornais em língua inglesa e o do "El País". É possível comentar reportagens e votar em enquetes, nada mais. Os mapas e serviços se resumem aos que acompanham reportagens publicadas.
O site do "El Universal" aposta mais em seções temáticas, com "La Ruta Corta", que sempre traz oito dicas sobre um destino, e "El Concierge", com recomendações sobre temas específicos.
Também não há e-commerce ostensivo, como nos sites de jornais em língua inglesa.
Há produtos relacionados ao turismo na página de classificados, mas sem ligação com a seção do tema.
O argentino "Clarín" tem uma seção on-line de turismo um tanto modesta para o alcance do jornal. Além disso, é difícil encontrá-la no portal, pois ela não é indicada com um link direto, como são outras seções.
Não há serviços, mapas ou possibilidade de interatividade dos leitores. Os produtos de turismo estão na seção de classificados. Não há e-commerce diretamente ligado à seção dedicada ao assunto.
Entre os quesitos verificados pela coluna, há uma série regular temática, "Confieso Que He Viajado", na qual personalidades fazem relatos pessoais de suas viagens.
O venezuelano "El Nacional" é o que menos se encaixa nos quesitos verificados. A versão on-line do jornal não mantém um banco de destinos, e as reportagens não são agrupadas por assunto.
O site do jornal também não mantém séries temáticas, mapas e anúncios de e-commerce. Os serviços ao leitor se resumem às informações acompanhando reportagens publicadas.
O "El Nacional" permite uma certa interatividade aos internautas, com espaço para comentários em cada reportagem, coisa que o site do "Clarín" não permite.


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