São Paulo, segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHINA

Hidrelétrica altera paisagem

Três Gargantas vivem queda no turismo

DA EFE

Mais de um ano após a barragem das Três Gargantas começar a funcionar, já é sentida a queda no turismo na região. A redução do número de visitantes é atribuída ao fato de as quedas já não serem mais tão espetaculares.
As Três Gargantas (Qutang, Wu e Xiling) formam um conjunto de quedas-d'água que cobre um trecho de 192 km no curso médio do rio Yang-tsé, o maior da Ásia.
Desde que esse projeto hidrelétrico, o maior do mundo, no qual há empresas brasileiras envolvidas, teve sua barragem ativada, em 2003, o nível da água subiu 73 metros, e as gargantas perderam parte de seu encanto.
O número de visitantes atual não é nem a metade da cifra de anos anteriores. Segundo as agências de viagens em Chongqing, cidade de onde partem os cruzeiros para o local, antes de a barragem começar a funcionar, a zona era visitada por 100 mil pessoas por mês. Em julho e em agosto deste ano, foram 42 mil e 30 mil visitantes respectivamente.
A submersão de Fengdu, cidade às margens do rio Yang-tsé, conhecida como "fantasma" e célebre por abrigar templos para castigar os demônios, foi uma das responsáveis pela perda da magia do local. O dono do hotel Taohuanling declarou: "O negócio agora está terrível, pois as gargantas, que eram algo natural e bonito, agora são uma coisa artificial".
O órgão de turismo de Chongqing culpa as agências de viagens de decretar a morte do local no ano passado, quando o promoveram com o slogan "A última oportunidade de ver as Três Gargantas em sua versão original".
Fontes de turismo asseguram que o número de viajantes estrangeiros se manteve, ainda que muitos façam o passeio por ele estar incluído em tours a outros lugares, como Xian ou Pequim.
Dois famosos templos às margens do rio, com três séculos de idade cada um, foram transportados para outras regiões, pois os lugares onde eles estavam foram inundados.

Texto Anterior: Emirados Árabes Unidos: Dubai se tema tiza para cha mar a atenção
Próximo Texto: Mudança: A partir de 21/10, caderno de Turismo circula às quintas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.