São Paulo, quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESTINO DAS ARÁBIAS

Arranha-céu mais alto do planeta terá 162 andares

Também em Dubai, outro edifício, ainda na prancheta, terá mais de um quilômetro de comprimento

DO ENVIADO ESPECIAL A DUBAI

O futuro prédio mais alto do mundo, o Burj Dubai, previsto para ter 807,7 metros de altura, ainda está no 154º andar -de um total previsto de 162.
Além do Burj Dubai, há planos de construir outros arranha-céus. O Al Burj, que ainda não saiu das pranchetas, deverá ter 1.050 metros em 200 andares. O Pentominium, residencial, deve ser erguido até 2010, com 120 andares e 516 metros.
Esses três prédios são os destinados a superar o Taipei 101 (em Taipé, capital de Taiwan), hoje o mais alto do mundo.
Mas ainda há outras construções de porte. O Burj Al Alam, com 484 metros de altura e 108 andares, está em obras e deve ficar pronto em 2011.
A Al Habtoor Tower foi proposta com cem andares e tem conclusão prevista para 2010.
A Damac Heights, estritamente residencial, deverá ter 460 metros distribuídos em 106 andares. Não há previsão de início das obras.
Os trabalhadores das construções em sua maioria são paquistaneses e hindus, originários de regiões com temperatura similar à dos Emirados. Apesar disso, o problema da hipertermia atingiu a muitos operários no passado, o que motivou o serviço de saúde a regulamentar períodos para descanso.

Desidratação
Para prevenir a exaustão e evitar a desidratação, os operários ingerem em média de 6 a 8 litros de água durante as oito horas de trabalho diário. Também tomam bebidas quentes e evitam água gelada. O número de pessoas hospitalizadas pela alta temperatura no exercício da profissão diminuiu 70% após a introdução dos períodos de descanso regulamentados pelo Ministério do Trabalho.
A maior parte das ocorrências relacionadas à exaustão provocada pelo calor foi observada em homens entre 25 e 44 anos. Alguns apresentavam com queimaduras provocadas pelo sol e cãibras.
(JULIO ABRAMCZYK)


Texto Anterior: Dubai torna-se paraíso de arquitetos e endinheirados
Próximo Texto: Educação: Analfabetismo diminuiu nos últimos 30 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.