São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Êfeso terá seus monumentos de volta

DO ENVIADO ESPECIAL

Os transatlânticos aportam em Kusadasi, balneário turco de 30 mil habitantes que recebe 50 mil turistas por ano, numa curva escarpada do mar Egeu, na Ásia Menor. Mas o interesse maior está em Êfeso, que dista 18 km dali.
Êfeso compreende um conjunto de ruínas datadas de 10 a.C. e ali, ao longo da estrada de Mármore, estão vestígios monumentais do período greco-romano.
São Paulo e são João Evangelista ali teriam pregado o Evangelho em hebreu, grego e latim, por volta do ano 42 -e a própria Virgem deve ter vivido na região depois do calvário de Cristo.
Entre as construções monumentais estão a biblioteca de Celso e o Grande Teatro, que no momento estão sendo cuidadosamente remontados por arqueólogos austríacos.
Obra de Caio Júlio, a biblioteca tinha 150 mil livros (foi a terceira maior de seu tempo). Já o Grande Teatro, onde se acomodavam 24 mil pessoas, foi modernamente usado por pop stars até que, num show de Sting realizado nos anos 80, as pedras rolaram, pondo fim aos concertos.

Gênese
De origem grega, Êfeso, que também tem seu passado profano, foi refundada pelos romanos em 129 d.C.. Nessa época o mar chegava até lá. (SC)


Texto Anterior: 'La nave và': Bombardeada, cidade renasce para turismo
Próximo Texto: 'La nave vá': Mitos ainda rondam o porto de Rodes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.