São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conheça os concorrentes diretos do Cristo carioca

Não religiosa, Estátua da Liberdade é rival

DO ENVIADO AO RIO

O Cristo Redentor tem concorrentes diretos que lhe sucederam como homenagem ao fundador do cristianismo. Há o Kristus kase Berkat -Bênção de Cristo- (2007), na Indonésia, com os mesmos 30 m do Rio; e o Cristo de la Concordia (1994), na Bolívia, de 34 m.
Já o Cristo Rei (2010), na Polônia, de 36 m se contada a coroa, seria o recordista em altura entre as estátuas com a figura de Jesus.
Mas o homenageado que lidera em tamanho de estátuas é Buda, com o Spring Temple Buddha (2002), na China, de 128 m; o Laykyun Setkyar (2008), em Mianmar, de 116 m; e o Ushiku Daibutsu (1995), no Japão, de 110 m.
Ainda assim, e embora não religiosa, é a Estátua da Liberdade (1886), em Nova York, de 46 m, doada pela França aos Estados Unidos e símbolo da imigração que se destinou à metrópole norte-americana, deve ser a escultura gigante que mais rivaliza, como monumento turístico, com o Cristo Redentor.
Onipresente na paisagem do Rio de Janeiro, ele se parece, de longe, com uma cruz.
É uma pena que não possa ser visto por dentro, como diversos de seus concorrentes.
Tombado em 1937 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, o monumento chega aos 80 anos como um dos símbolos do Brasil.
(MAURÍCIO KANNO)


Texto Anterior: Pacotes para o Rio de Janeiro
Próximo Texto: Corcovado é tema para obras de arte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.