São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mostra de fotos revive divisão na Alemanha

Museu traz imagens dos fotógrafos Thomas Hoepker e Daniel Biskup

Fotos mostram lacunas sociais e culturais com a divisão da Europa e o Muro de Berlim, cuja construção faz 50 anos

DA EFE

O Museu Histórico Alemão (www.dhm.de) inaugurou na última terça-feira, dentro dos eventos dos 50 anos da construção do Muro de Berlim, uma exposição fotográfica que percorre as lacunas sociais e culturais provenientes da divisão da Europa.
A mostra, chamada "Über Leben", que pode significar tanto "sobre a vida" como "sobre viver", expõe cerca de 280 imagens dos fotógrafos Thomas Hoepker e Daniel Biskup. As fotos, praticamente desconhecidas, registram o período entre a construção do Muro de Berlim e a queda do comunismo.
De acordo com o presidente do museu, Dieter Vorsteher-Seiler, a intenção não é somente recordar os acontecimentos de 13 de agosto de 1961, mas documentar as consequências da divisão de Berlim e do conflito entre Ocidente e Oriente nos cidadãos comuns.
Hoepker, nascido em 1936 em Munique, viveu entre 1974 e 1976 na Alemanha comunista trabalhando para o semanário "Stern", mas desde 1959 registrou o dia a dia da Alemanha Oriental, de atos maciços como desfiles comemorativos até casamentos, festas e férias de família.
Segundo Carola Jüllig, comissária da exposição com Yara-Colette Lemke de Faria, Hoepker "fotografava as pessoas de forma irônica e distanciada, mas ao mesmo tempo com compaixão".
Biskup, nacido em 1962 em Bonn, percorreu a União Soviética em 1991 e foi testemunha de sua desintegração, captando imagens prode pessoas lutando para sobreviver na crise dos Bálcãs.


Texto Anterior: Corcovado é tema para obras de arte
Próximo Texto: Exterior é boa opção para uma escapada romântica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.