São Paulo, quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mais sutil, Aleppo é a grande rival de Damasco

Disputa envolve ter o melhor souk, maior população e ser a mais antiga

Sabão feito com azeite e louro é produto típico da cidade; o souk e a citadela precisam estar na rota dos turistas

DA ENVIADA A ALEPPO

NY-Los Angeles. Moscou-São Petersburgo. São Paulo-Rio. Pense nesses duetos (ou seria mais apropriado chamar de duelos?) para definir Damasco-Aleppo.
Assim deve ser entendida a relação entre as duas maiores cidades sírias. Disputam para ter a maior população, o melhor souk, a melhor culinária, ser reconhecida como a mais antiga cidade continuamente habitada...
Estar em Aleppo é ver a Síria com sutilezas e tons que só visitar Damasco não traz.

SOUK E SABÃO
São mais de 12 km de ruelas cobertas, incluindo o trecho dedicado ao sabão de Aleppo. A sensação é de que são bem mais estreitas que as dos souks de Damasco, como se isso fosse possível.
A variedade de itens oferecida parece idêntica. Mas não se engane. Cada minilojinha que vende tempero, por exemplo, não vende o mesmo mix do vizinho. E todos são unânimes em dizer que os de Aleppo batem, de longe, os de Damasco.

CITADELA
Na região central da cidade, ao lado dos souks, fica a citadela. A imensa fortificação domina a cidade e deixa claro por que era tida como inexpugnável. Dentro dela, você tem uma vista 360º graus de Aleppo. Um dos pontos altos é o anfiteatro. Atenção porque ela fica fechada à visitação às terças.

BAIRRO CRISTÃO
Perca-se em suas ruelas. Há lojinhas de antiguidade, do famoso sabão de Aleppo -feito com azeite e louro-, de quinquilharias e inúmeros restaurantes.

HOTEL
A reportagem ficou no Yasmeen D'Alep. Uma típica construção otomana do século 17, totalmente restaurada. O quarto tem teto de pedra esculpido a mão e o café da manhã é algo perto de espetacular. O atendimento é absolutamente simpático. Por ficar no Bairro Cristão, os sinos das igrejas do entorno ajudam a despertar cedo.

COMO IR
Aleppo está a 350 km de Damasco. Pode-se ir de ônibus de luxo, trem, carro ou avião. De carro aproveita-se melhor as paradas e paisagens. No trem e no ônibus, a vantagem é um pouco mais de interação com o ambiente local. Uma passagem de avião sai por cerca de US$ 80.
Conhecer Aleppo será uma maneira de entender a rivalidade com Damasco. E constatar que o único motivo pelo qual as duas não deveriam brigar é a cerveja. Em Aleppo, a local se chama Al Shark. A de Damasco é a Barada. Ambas valem pelo exotismo, nada além.


Texto Anterior: Confira endereços para provar sabores sírios em Damasco
Próximo Texto: Veja opções de pacotes para Síria
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.