São Paulo, quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vá até Maaloula ouvir a língua de Jesus

Governo inicia esforço para manter vivo o aramaico, considerado pela Unesco um idioma ameaçado de extinção

Em visita à lojinha de lembranças religiosas do mosteiro, prove o vinho da região, feito do mesmo jeito há séculos

DA ENVIADA A MAALOULA

Encaixe um dia de sua viagem à Síria para conhecer Maaloula. A cidade fica a 90 minutos de carro de Damasco e é um programa que pode ser feito em poucas horas.
Nem precisa cogitar se hospedar lá. Não há restaurantes expressivos, apesar de existir um grande hotel (Safir), que estava em reforma e praticamente inoperante durante a visita da Folha.
Maaloula é um vilarejo ocre onde vivem cerca de 7.000 pessoas -e fica encravado em paredões rochosos.
Está a pouco mais de 1.700 metros de altitude. Suas ruas desertas guardam uma tal quantidade de endereços religiosos que dá a sensação de ali ficar a maior concentração de igrejas por habitante em todo o mundo.
A população é praticamente toda cristã e tem como língua materna o aramaico, falado por Jesus Cristo e língua ainda corrente em Maaloula. Considerado ameaçada de extinção pela Unesco, o idioma teve seu valor recentemente percebido pelo governo sírio, que agora faz esforços para mantê-lo.
Visitar Maaloula é passeio silencioso. É ver os desertos convento de Santa Tecla e mosteiro de São Sérgio. É fazer uma pausa na minúscula capela bizantina de pedra do mosteiro. Ficar parado ali é um prazer até para os não religiosos. Antes de ir embora, prove o típico vinho doce, feito do mesmo jeito há séculos.
A despeito de tudo parecer deserto e inabitado, há uma eficiente lojinha de lembranças religiosas no mosteiro.
Se der sorte, poderá conversar com o simpatico padre nascido no Líbano. Mas o ponto alto será encontrar uma jovem chamada Rita.
Funcionária da administração do mosteiro e moradora de Maaloula, ela reza com prazer o pai-nosso em aramaico. E emociona.
(PRISCILA PASTRE-ROSSI)

FOLHA.com

Assista Rita rezando o pai-nosso em aramaico
folha.com.br/mm858990


Texto Anterior: Veja opções de pacotes para Síria
Próximo Texto: Dono de empório árabe cria o "coxibe"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.