São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rivalidade fica clara em ritual no posto de Wagah

NA ÍNDIA

Outra face da história indiana é vista diariamente, a 30 km de Amritsar, no posto de fronteira de Wagah. Esse é um dos raros pontos da divisa entre Índia e Paquistão que não é separado por cercas eletrificadas. Diariamente, no fim da tarde, acontece lá a cerimônia de retirada das bandeiras dos dois países, que atrai multidões.
Depois de passar por controles militares, o turista chega a uma arquibancada, com capacidade para cerca de 3.000 pessoas em cada país. Os mastros com as bandeiras dos respectivos países, bem como o tamanho do espaço ao público são rigorosamente iguais e em nenhum momento o pavilhão de um dos países pode ficar mais alto que o do rival.
Dos dois lados, soldados com uniformes de gala (e bastante semelhantes) marcham ostensivamente e gritam em direção aos do outro país. O espetáculo tem direito até a animadores de torcida, incentivando o público a gritar lemas nacionalistas.
Chama a atenção ver como dois países que passaram tantos séculos unidos e só se separaram formalmente com o fim do julgo britânico em 1947 são tão similares e, ao mesmo tempo, tão distantes. A ponto de os soldados do lado majoritariamente hindu e do lado muçulmano apenas trocarem um frio cumprimento antes de começarem a se intimidar para o deleite do público. (LF)


Texto Anterior: Maior democracia do planeta, país vê credos distintos
Próximo Texto: "Distrito-país" budista é recanto de tranqüilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.