São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTO À PAULISTA

José Roberto Torero, escritor, roteirista e colunista da Folha, indica os bons passeios na sua cidade natal

Escultura de leão reina na orla santista

DA REPORTAGEM LOCAL

Santista, natural de Santos, e santista, torcedor do Santos, José Roberto Torero, 43, escritor, jornalista, roteirista de cinema e colunista do caderno de Esportes da Folha, indica um fim de semana esticado para conhecer a cidade e revela que o grande astro da orla é um leão em tamanho natural que está presente em todos os álbuns fotográficos dos seus conterrâneos. Leia trechos da entrevista que ele deu por telefone à Folha, na antevéspera do dia em que o time de seu coração conquistou o campeonato Paulista. (HL)

 

PROGRAMA SANTISTA - O cinema é o principal programa santista. Só perde para a praia, que fica cheia. A praia de Santos é muito funcional, tem a areia durinha. É diferente da do Rio, que tem a areia fofa, ali é só para ficar estirado. Aqui, por exemplo, joga-se futebol. É uma praia que funciona.

FUTEBOL NA AREIA - O futebol de praia não sai de moda. É muito organizado, tem um campeonato sério e é totalmente democrático.

MENOS SUJA - A praia melhorou em relação ao que era. Ela era muito poluída nas décadas de 70 e 80. Hoje, quando tem muita gente, voltam a usar alguns esgotos clandestinos.

CINEMA SALVA-VIDAS - Tem um cinema que é bacana, o Cine Arte - Posto 4, que funciona num posto de salva-vidas; ali passam os filmes mais culturais, é baratinho, custa só R$ 3. Ele recupera a programação cultural. As outras salas só passam filmes comerciais.

NA FILA - A zona portuária não passou pela restauração que aconteceu em Lisboa, Barcelona e Buenos Aires. Até Belém do Pará tem seu porto renovado. Os navios de passageiros voltaram, mas ainda não houve um grande investimento nisso, de transformar alguns galpões em restaurantes, em danceterias. São muitos galpões sensacionais.

RECUPERADAS - A rua XV foi muito bem recuperada, colocaram postinhos antigos, com luz amarela. Para quem quer filmar em um centro histórico, é uma boa [leia na pág. F6].

RESTAURANTES - Tem uns bem tradicionais: o Almeida, fundado em 1932, que fica aberto todo dia, o dia todo, e o Vista al Mar, que serve uma paella sensacional. Fora isso, abriram uns restaurantes novos. Então restaurante, que era uma coisa que faltava, agora tem. Para o turista é bom, porque ele pode variar. Pode ir no Almeida e depois ir a um japonês, que aqui é bom porque o peixe é fresco.

PRÉDIOS - Tem a pinacoteca Benedito Calixto, que é um casarão de frente para a praia, todo branco. E o teatro Coliseu foi recuperado depois de muitos anos [foram dez anos de obras e R$ 20 milhões em investimentos].

MEMORIAL DAS CONQUISTAS - E, mesmo se eu não fosse santista, iria ao museu na vila Belmiro. É muito bem ajeitadinho, com vídeos, fotos.

SANTOS - É o grande time da cidade. Teve um período em que não ganhou nada, e a criançada se desviou do bom caminho. Mais de 50% da cidade torce para o Santos.

REI DA PRAIA - Uma coisa que todas as pessoas fazem é ir tirar foto com a estátua do leão na praia. Tem duas estátuas na orla, de leão e de pantera. E todo mundo tira foto no leão. Pode perguntar para um cara de 70 anos, que ele tem lá uma foto sua com o leão. Pode perguntar para o Gilberto Mendes [compositor santista, nascido em 1922], que ele também deve ter essa foto no leão. Eu tenho a foto com o leão. A criançada vê ali um leão em tamanho natural e quer tirar foto. Pode subir no leão, montar no leão. Todo mundo prefere o leão à pantera.


Endereços - Almeida: av. Ana Costa, 1, Vila Mathias; tel.: 0/xx/13/3232-7508; Cine Arte - Posto 4: orla da praia, perto do Canal 3; tel.: 0/xx/13/3201-5031

Texto Anterior: À paulista: Rede Accor abre duas
Próximo Texto: Beira-mar reflete tradição na noite
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.