São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À PAULISTA

Rede Accor abre duas unidades na cidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Santos verá serem inaugurados, de uma vez só, seus dois primeiros empreendimentos hoteleiros de uma grande rede internacional. Serão o flat Mercure Apartments -ex-Parthenon- e o hotel Ibis, ambos da rede Accor, no Canal 3, esquina com a avenida da praia. Os dois devem ser abertos no segundo semestre deste ano.
O Mercure Apartments é o novo nome dos flats Parthenon -foi anunciada a extinção da marca Parthenon anteontem; a bandeira será substituída pela Mercure, que terá hotéis e flats.
Todos os outros hotéis de Santos pertencem a grupos locais.

História
A cidade já abrigou um dos mais célebres hotéis da América do Sul, o Parque Balneário Hotel, que teve seu auge entre os anos de 1940 e 1960 e funcionava como cassino quando o jogo era legalizado no Brasil.
Sua inauguração ocorreu em 1914 -é contemporâneo à ponte pênsil, aberta no mesmo ano. Recebeu o cantor Nat King Cole, o rei Alberto, da Bélgica, e Getúlio Vargas, entre outras celebridades e autoridades.
Foi demolido e reerguido em 1925, com linhas suntuosas -tornando-se um ponto de referência na cidade. Em 1966, o hotel foi vendido ao Santos Futebol Clube, que o manteve por algum tempo. Logo depois, foi demolido novamente. Hoje, o terreno abriga empreendimentos imobiliários, um hotel homônimo e um shopping.
Com menos alterações estruturais, o hotel Atlântico, inaugurado em 1928, também virou um cartão-postal e, ainda em pé, espera uma restauração.


Texto Anterior: De mentirinha: Ruas viram cidades de outrora
Próximo Texto: Porto à paulista: Escultura de leão reina na orla santista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.