São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade une bucolismo a aventura

DA ENVIADA ESPECIAL

Santo Antônio do Pinhal consegue reunir em seu pouco espaço atividades bucólicas e românticas a caminhadas, esportes radicais e ecoaventuras. Um dos principais pontos turísticos da cidade, o pico Agudo, serve tanto para saltos de parapente quanto para apreciar o pôr-do-sol.
Esse, sem dúvida, é o melhor passeio para aqueles que preferem contato próximo com a natureza e ao mesmo tempo a possibilidade de adrenalina na circulação sangüínea. O pico está a 1.700 metros de altura e, de lá, é possível uma visão panorâmica de 360 do vale do Paraíba.
Para saltar de parapente pela primeira vez é preciso passar por um minicurso dado pelos instrutores. Antes de se decidir pelo salto, vale a pena ir até o pico do Agudo para dar uma espiada em outros saltadores. Isso evita gastar tempo e dinheiro com o curso pré-salto para depois chegar na hora H e "amarelar".
Mas, se nas veias do turista não corre tanta adrenalina para fazer algo radical como o parapente, há opções lights igualmente prazerosas, como o rapel -em rochas ou em cachoeiras- e o trekking. Santo Antônio é considerada ideal para a prática do trekking por se localizar em uma área de proteção ambiental e manter boa parte de sua mata ainda nativa.
Também não faltam esportes mais tranqüilos, como arvorismo e passeios de bicicleta e a cavalo. São boas opções para quem viaja com crianças, pois esses costumam ser os programas preferidos delas.(APO)


Operadoras - Altus: tel. 0/xx/12/3663-4122; Mariana: tel. 0/xx/12/3666-1360; Xenious: tel. 0/xx/12/3666-1815

Texto Anterior: 161 km de SP: Vizinha rivaliza com Campos do Jordão
Próximo Texto: Pico e estrelas emolduram pousada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.