UOL


São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

VENEZA

Museu expõe os cavalos originais de San Marco
A cidade italiana reabriu na semana passada o museu de San Marco, com a exposição dos originais de quatro cavalos de bronze que teriam sido trazidos pelos venezianos de um hipódromo de Constantinopla (atual Istambul), em 1204.
Nos últimos 17 anos, parte do museu ficou fechada para restauração. Além dos cavalos, há peças bizantinas em ouro, bordados e tapeçaria flamenga expostos pela primeira vez.
Na basílica desde 1261, os cavalos são uma alegoria dos quatro autores dos livros do Evangelho. Em 1797, Napoleão levou-os para a França. As peças foram devolvidas em 1815, após o Congresso de Viena. "A restauração traz de volta a história religiosa, política e cultural de nossa frágil cidade", diz Angelo Scola, monsenhor de Veneza. O museu, anexo à basílica de San Marco, foi concebido em 1901 e aberto em 1927.


Texto Anterior: A paneleira: Nonagenária faz panelas de barro
Próximo Texto: Austrália: Em SP, festival exibe país da Oceania
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.