São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIAS AMAZÔNICAS

Navegação no Tupana é viagem pelo tempo

Menor que o Amazonas, o Negro e o Tapajós, rio concentra animais e paisagens cênicas em suas margens

NA AMAZÔNIA

Localizado ao sul de Manaus, o rio Tupana não tem o mesmo gigantismo do rios Tapajós, Negro e Amazonas. Quando suas águas estão baixas, não é possível atalhar, como dizem os moradores da região, pelos igapós. Assim, navegar pelo rio Tupana é percorrer suas incontáveis curvas cênicas.
O passeio pelo rio, que nesta época do ano tem águas verde-oliva, parece uma viagem pelo tempo; raramente se vê uma intervenção humana. Por outro lado, na época em que as águas do Tupana estão baixas, os animais também vão para o meio da floresta, atrás de comida. Mas, mesmo assim, em cinco dias percorrendo o local, a reportagem viu lontras, tucanos, e iraras -animal parecido com o gambá-, além de gaviões e pássaros de pequeno porte.
Nas margens, ficam diversas árvores de galhos retorcidos -durante boa parte do dia, as esculturas naturais são refletidas perfeitamente nas águas.
As casas dos moradores do Tupana são afastadas umas das outras. Muitos ali vivem de plantações de abacaxi, banana e mandioca, além da caça e da pesca. Em toda a Amazônia, surpreende ouvir gente louvando o sabor da carne de bichos como tartaruga ou preguiça.
Outra certeza é a presença dos peixes-corredores. Pequeninos, eles disparam três ou quatro metros sobre as águas. E, à noite, durante a focagem de jacarés, chegam a cair dentro da canoa.
A focagem de jacarés, a busca por um par de olhinhos vermelhos, é uma atividade feita à noite -a única luz artificial é das lanternas. Mas o céu extremamente estrelado e a lua não permitem que as pessoas fiquem na escuridão total quando as luzes são desligadas. (GVB)


Texto Anterior: Foco: Na Amazônia, transporte inclui passeio em canoa motorizada ou de voadeira
Próximo Texto: Pacotes para Alter do Chão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.