São Paulo, quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DUPLA CHECAGEM

Ao embarcar, viajante exibirá identidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Em meio à divulgação das novas normas de segurança nos Estados Unidos e na Europa, foram anunciadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mudanças no sistema de embarque para voos domésticos no Brasil para evitar fraudes.
A partir de 1º de março, turistas -inclusive brasileiros- em trânsito aéreo no território nacional terão de apresentar um documento de identidade no check-in e no embarque. Até a data, só é necessário mostrar o documento no momento do check-in.
O objetivo da nova medida, segundo a Anac é "garantir que o passageiro que entra na aeronave seja o mesmo que consta do cartão de embarque".
A prática já foi seguida no Brasil e interrompida após ser constatado que resultava em longas filas. Questionada, a Anac informou que "foram observadas as necessidades de segurança" e que esse é o procedimento mais adequado, e já adotado em aeroportos da América do Norte e Europa.
Se estiver sem o RG, o passageiro pode apresentar a carteira de motorista (com foto) ou a de trabalho. O órgão frisa que a nova medida foi editada antes do atentado do dia 25 de dezembro e que não tem nenhuma relação com os procedimentos de segurança adotados recentemente pelos EUA. (LAS)


Texto Anterior: Automação: No check-in, aéreas investem agora em autoatendimento
Próximo Texto: Situação é pior para quem sai de "país de risco"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.