UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OCULTA

Bebida tem baixo teor alcoólico e preço modesto; nas sidrerias, garçom faz malabarismo para servir roda de amigos

Saborear sidra em Astúrias é ritual gregário

DO ENVIADO ESPECIAL À ESPANHA

A sidra, típica do Principado de Astúrias, é uma bebida gregária por excelência. Não é que não se possa tomá-la só, mas grande parte do prazer vem do ritual de bebê-la em rodas de amigos.
Nas sidrerias espalhadas por Oviedo e por outras cidades asturianas, a cena se repete: o garçom leva ao alto a mão com que segura a garrafa e, com a outra mão, na posição oposta, segura o copo inclinado. É preciso muita pontaria para que o líquido não derrame. De qualquer maneira, os clientes não estão a salvo de respingos.
A idéia é tomar a bebida de uma vez, enquanto ela ainda está turva, com uma leve espuma provocada pelo impacto. Garrafas de sidra são servidas em rodadas.
Descrita como um vinho feito de maçã, a sidra não agrada muito ao paladar mais acostumado ao vinho de uva. Seu teor alcoólico é tão baixo (5 graus na média, em comparação com os 12 graus da maioria dos vinhos) quanto o preço. Uma garrafa de Busdongo -uma das mais de 50 produzidas localmente-, muito apreciada por conhecedores, sai por 2,5.
Quem quiser conhecer o processo de produção deve visitar o Museu do Povo de Astúrias, na cidade de Gijón. Instalações antigas reproduzem a fabricação da bebida, desde a obtenção da papa de maçã ao engarrafamento. Da maçã in natura à sidra engarrafada se tem um intervalo de três a quatro meses. (OSCAR PILAGALLO)

Museu do Povo de Astúrias - Ería del Piles, s/nš; em julho e agosto, de terças a sábados, das 11h às 13h e das 17h às 21h; aos domingos, das 11h às 14h (o ano todo). Nos demais meses, de terça a sábado, das 10h às 13h e das 17h às 20h.


Texto Anterior: Receita
Próximo Texto: Vinho antigo chamado "crianza" engana
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.