São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Efeito Niemeyer

Avilés, em Astúrias, aposta em centro cultural projetado pelo arquiteto brasileiro para criar o mesmo resultado do Guggenheim em Bilbao

PAUL RICHARDSON
DO "GUARDIAN"

Se a primeira impressão fosse tudo, você talvez não desse bola a Avilés. A estrada segue às margens de um rio que deságua no mar Cantábrico, mas não há água à vista na paisagem de fábricas e depósitos.
Enquanto nos aproximamos do centro, porém, duas coisas atraem o olhar: de um lado do estuário, uma mistura de velhos telhados; do outro, prédios grandiosos de formas curvilíneas.
A região de Astúrias, no norte da Espanha, está ganhando seu lugar no turismo. Oviedo é chique e bela, Gijón é uma cidade portuária sem lei. Até pouco, Avilés parecia a Cinderela pós-industrial das três. Porém, graças, em grande parte, a um centro cultural projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, as coisas estão melhorando.
A plaza de España, sala de estar da cidade, tem um lado formado pela imponente prefeitura.
A poucos passos fica o Palacio de Ferreira (plaza de España, 9, 00/xx/34/ 985/129080; nh-hotels.com, uma residência transformada no melhor hotel de Avilés. Eram quase 23h, mas a Casa Alvarín (calle de Los Alas, 2, 00/xx/34/985/540-113; casa alvarin.com), uma casa de cidra com serragem no chão, ainda servia pratos com polvo e fatias de queijo.
Com um dos melhores portos da costa Cantábrica, por séculos Avilés se manteve da pesca e do comércio. Nos anos 1950, foi escolhida para um futuro industrial pela ditadura de Franco (1939-1975).

INOVAÇÃO
A área pantanosa da "ría" (estuário) foi drenada, o curso do rio foi alterado e o complexo da empresa de aço Ensidesa foi instalado. Nos anos atuais, as coisas mudaram. O aeroporto dos anos 1960, a 15 km da cidade, foi expandido em 1994 e em 2000. E, agora, a cidade tirou a sorte grande.
Oscar Niemeyer, arquiteto responsável pela construção de Brasília, ganhou o prêmio Príncipe de Astúrias de arquitetura em 1989. Em 2005, a fundação contatou vencedores do passado para os 25 anos do prêmio.
A contribuição de Niemeyer para as celebrações foi o projeto de um centro cultural, para ser erguido onde o governo de Astúrias achasse melhor; seria o primeiro prédio do arquiteto na Espanha.
Enquanto isso, Avilés estava considerando a melhor maneira de engenhar uma mudança socioeconômica na cidade, marcando partes da ría para um projeto que poderia ter o mesmo poder de transformação que o Guggenheim teve em Bilbao.
O Centro Niemeyer (centroniemeyer.org) abriu com a intenção de ser o começo do que eventualmente será a "Isla da Innovación", uma "cidade verde" projetada por Norman Foster transformando totalmente a "ría".

CONSELHEIROS FAMOSOS
O centro é uma composição de formas simples em um grande espaço aberto, descrito por seu criador, com o idealismo jovial de seus 103 anos, como "uma praça aberta ao mar para todos os homens e mulheres do mundo, um lugar para coabitação, educação, cultura e paz".
O centro tem só quatro empregados, mas exibe uma lista de conselheiros pela qual a maioria dos centros daria um dente, entre eles Spacey (teatro), Brad Pitt (arquitetura), Stephen Hawking (ciência) e Woody Allen (cinema e a ocasional aparição na clarineta). O local é agora a principal atração da cidade e tem na programação mostra de Julian Schnabel Polaroid e show de Gilberto Gil (dia 29).
Avilés é rica em mercearias antiquadas, com tetos altos e chão de lajota. Há dois restaurantes estrelados pelo guia "Michelin": Koldo Miranda (La Cruz de Illas, 200, 00/xx/34/985/511446; restaurantekoldomiranda.com) e Real Balneario (avenida de San Juan Sitges, 00/xx/34/985/518613; realbalneario.com). Nas padarias, a tradicional oferta de doces agora inclui uma invenção: bolinhos em forma de domo conhecidos como "niemerinos", "niemeyitas" e "avimeyers". Um "efeito Niemeyer", uma escala menor, mas análoga, ao "efeito Guggenheim", já ocorre na cidade.

Tradução de MARINA DELLA VALLE



Texto Anterior: Pacotes para Chicago
Próximo Texto: Planeta Letr@: 'Ferrovia da morte' é tema de lançamento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.