São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UM LUGAR AO SUL

High Museum surpreende pelo prédio e pelas coleções

Projetado e ampliado por arquitetos premiados, museu exibe coleções de arte folk e decorativa dos EUA

DA ENVIADA ESPECIAL A ATLANTA

Um museu desenhado e ampliado por arquitetos com prêmios Pritzker nas costas, uma coleção respeitável e a parceria com o museu Louvre que prevê empréstimos periódicos de obras: o High Museum of Art, principal museu de arte de Atlanta, surpreende.
O prédio foi projetado pelo norte-americano Richard Meier (www.richardmeier.com) entre 1980 e 1983 e ampliado, entre 1999 e 2005, pelo italiano Renzo Piano (rpbw.r. ui-pro.com). Ele surge, branco, num canto de terreno na rua Peachtree. Lá dentro, as exibições se dividem em andares ligados por uma passarela em forma de espiral.
Além da coleção de arte européia com Monet, Dührer, Toulouse-Lautrec e Bellini, a exposição permanente tem no acervo arte norte-americana.
De obras do século 19 a peças contemporâneas, percorre um raro panorama.
Outra lacuna que o museu preenche na memória visual do visitante é a de artes decorativas. A casa norte-americana é escancarada ao longo de um século de mobiliário, enfeites e adornos, em 2.247 peças. Função semelhante tem a coleção de arte folk, com obras de artistas populares principalmente do sul dos EUA. Um tour gratuito percorre as sete coleções do museu, de terça a a domingo, às 13h. A visita é conduzida por um docente da instituição.
À francesa
A parceria entre o museu de Atlanta e o Louvre resulta numa ala ocupada, até setembro, com artes da Antigüidade -peças gregas, romanas, etruscas e etíopes. Em outubro, e ao longo de 2009, a exposição será sobre o Louvre hoje e no futuro.


HIGH MUSEUM OF ART
rua Peachtree, 1.280; Abre às ter., qua., sex. e sáb., das 10h às 17h; às qui., das 10h às 20h; e aos dom., das 12h às 17h. Ingresso: US$ 18 (R$ 29,17). Tel.: 00/xx/1/404/733-4444;
www.woccatlanta.com




Texto Anterior: Conexão em ATL pode virar visita a Atlanta
Próximo Texto: Um lugar ao sul: Coca-Cola faz propaganda com leve sabor de história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.